Águia vence Tuna em jogo de confusão e calote

Jogadores e equipe técnica da Tuna Luso, inconformados com o placar final, avançaram para cima da equipe de arbitragem | Reprodução/TV Cultura PA

A estreia do Águia de Marabá no Parazão 2021 foi com uma vitória alentadora contra a Tuna Luso, que voltou neste ano à primeira divisão do campeonato e esperava sair do Zinho Oliveira pelo menos com o empate diante dos donos da casa. Foi embora amargando um 3 a 2 em um jogo marcado por questionamentos à arbitragem. O time de João Galvão inicia com o pé direito e respira para viajar a Santarém, onde enfrentará o atormentado Tapajós – que perdeu o primeiro jogo e deve tentar uma guinada contra a equipe azulina – no domingo (7).

Com o resultado, o Águia lidera o Grupo C, com 3 pontos. O Independente Tucuruí vem logo em seguida, também com 3 pontos, mas atrás no número de gols marcados. Mesmo derrotada, a Tuna Luso fica na vice-liderança do Grupo B, à frente de Carajás e Tapajós também pelos gols marcados. O Remo, que ainda não entrou em campo na rodada, ocupa a liderança.

O próximo compromisso do Águia é contra o Tapajós, no domingo (7), às 16h, em local a ser definido pela Federação Paraense de Futebol. A equipe de Santarém será a anfitriã. Esta partida, na avaliação do técnico do Águia, promete ser mais dura. Já a Tuna enfrenta o Independente Tucuruí no Estádio do Souza, em Belém, às 9h30 de sábado (6).

Águia começou o jogo botando pressão no adversário, com sede de vitória na estreia

O jogo

Sem a presença da torcida no estádio, em função das restrições da covid-19, o Azulão começou a partida com agilidade em campo e entrosamento da equipe. Tanto que logo aos 8 minutos de partida, Da Silva aproveitou um lançamento de Wendell e abriu o placar para o Águia.

Com sede de vitória na estreia, o Azulão foi para cima da Lusa e, em apenas quatro minutos, aos 12 do primeiro tempo, Veraldo recebeu na meia-lua de Bruno Limão e tocou a bola por cima de Evandro Gigante para o gol. Águia 2 x 0 Tuna.

Jaime ainda tentou diminuir para a Tuna, mas o goleiro João Ricardo não deixou passar. Aos 19 minutos da partida, ainda aproveitando a fragilidade cruzmaltina, o Águia voltou a balançar a rede com Dé, que cravou o terceiro gol para o time de João Galvão. A assistência foi de Romarinho.

A partir dos 20 minutos, o técnico Robson Melo ajustou o posicionamento de alguns jogadores da Tuna, entre eles o camisa 10 Eduardo Ramos, que teve estreia tímida.

Aos 21 minutos, a Tuna reagiu depois de vacilo da zaga azulina. Paulo Rangel recebeu na entrada da área, chutou e a bola foi no cantinho do gol, descontando para a Tuna. Águia 3 x 1 Tuna.

No segundo tempo, o panorama da partida se inverteu. A Tuna voltou melhor e teve muitas oportunidades para diminuir a vantagem do adversário, enquanto o Azulão esfriou pelo cansaço físico dos jogadores. Eduardo Ramos quase fez o segundo da equipe cruzmaltina, aos 2 minutos de partida, mas a bola raspou na trave.

Aos 39 minutos, o árbitro viu empurrão em Paulo Rangel e marcou pênalti para a Tuna. Rangel cobrou e fechou o placar. Resultado: Águia 3 x 2 Tuna.

Polícia Militar precisou entrar em campo para proteger árbitros da fúria do chefe da delegação cruzmaltina

Confusão

O árbitro da partida, Raymar Klemer Rezende Ferreira, relatou na súmula da partida ofensas e xingamentos por parte do chefe de delegação da Tuna Luso, Fernando Vinícius da Paz Pacheco, ao término da partida. Tudo foi transmitido para milhares de espectadores. Policiais militares precisaram entrar em campo para proteger os árbitros.

A derrota da Tuna Luso, logo no retorno à elite do estadual depois de oito anos na geladeira, rendeu insatisfação e indignação aos jogadores e membros da comissão técnica, principalmente contra o árbitro principal. Leia o que Raymar Klemer escreveu:

“Informo que após o término da partida, o sr. Fernando Vinícius da Paz Pacheco (chefe da delegação da equipe da Tuna Luso) adentrou ao campo de jogo e direcionou-se à equipe de arbitragem gesticulando de forma grosseira e proferindo as seguintes palavras: ‘Tu és um vagabundo, tens que respeitar a Tuna, seu palhaço! Tu vai ver se ainda vai entrar na Tuna’. Informo também que foi necessária a intervenção da Polícia Militar e por parte dos jogadores da Tuna e sua diretoria”.

O árbitro também denunciou calote no pagamento para atuar na partida, finalizando o documento: “Relato que não houve pagamento das quotas do quarteto de arbitragem, analista e delegado da partida. Houve somente o pagamento da diária e transporte dos mesmos”.

O pagamento das quotas da
equipe de arbitragem, convém destacar, é de responsabilidade da Federação Paraense de Futebol e do time mandante, neste caso, o Águia.

Procurada, a FPF informou que “o clube mandante é o responsável pelos pagamentos das despesas do jogo” e que o Águia até o momento só pagou parcela do que é devido, devendo repassar o restante à Federação para que esta encerre o assunto.

Técnico Robson Melo finalizou jogo chateado com a arbitragem: ‘Errou para os dois lados’

Críticas

Ao fim do jogo, o técnico da Tuna, Robson Melo, visivelmente desapontado com o resultado, criticou a arbitragem. “O árbitro, num jogo bom de jogar como esse, ficou com medo de apitar pros dois lados. Errou para os dois lados. Paciência. Agora é se refazer, juntar as forças e, sábado, recuperar lá [em Belém] contra o Independente”, arrazoou.

Ainda na entrevista, Melo lamentou a perda de oportunidades do time durante o segundo tempo. “A gente poderia ter aproveitado mais oportunidades que criamos e não aproveitamos. O Águia se beneficiou de algumas falhas que cometemos; falhas de concentração, tomadas de decisão. Corrigimos as falhas no intervalo. Conseguimos ser mais agressivos e incisivos no segundo tempo.

Ele continuou, cobrando atenção da equipe cruzmaltina. “Criamos muitas oportunidades, só faltou ser mais letal, e num jogo como esse, estudado, estratégico, sabemos que não podemos errar tanto como aconteceu. Agora é se refazer. A Tuna continua viva no campeonato”. (Vinícius Soares, com informações de DOL e fotos de Jordão Nunes)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!