Polícia apreende cerca de 99m³ de madeira ilegal nas estradas do Pará

Na última sexta-feira (06), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fiscalizava no km 630, da BR-230, no município de Altamira, oeste do Pará, quando abordou um veículo de carga que transportava diversos tipos de madeira com valor total de 32,79m³. No mesmo dia, no mesmo local, a equipe da PRF abordou um veículo de carga que transportava 49,776 m³ de madeira ilegal.

Os condutores apresentaram a Guia Florestal e a Nota Fiscal da carga, porém os tipos descritos nos documentos eram incompatíveis com os tipos que estavam sendo transportado. Havia os cortes de Viga e de Vigota que não constavam na nota fiscal nem no DOF.

Durante a abordagem, os condutores apresentaram documentos necessários, porém, os perfis e as espécies de madeira descritas nos documentos eram incompatíveis com a carga que estava sendo transportada. Sendo autuado no Art. 48, inciso I, da Instrução Normativa 21/2014, do Ibama.

Em Capanema/PA, na sexta-feira (06), a equipe da PRF abordou um veículo de carga que transportava madeira ilegal do município de Tome-Açú (PA) até a cidade de Itabaiana/PI. Foram apreendidos um valor de 17,22m³. O condutor também apresentou os documentos necessários, porém, os perfis descritos no documento eram incompatíveis com a carga transportada.

Todos os condutores foram autuados conforme o Art. 48, inciso I, da Instrução Normativa 21/2014, do Ibama – o Documento de Origem Florestal será considerado inválido quando a quantidade/volume de produto transportado for diferente do autorizado/declarado, e foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil dos respectivos municípios para dar início aos procedimentos cabíveis. Toda a carga foi apreendida e está à disposição dos órgãos responsáveis.

Agência PRF

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!