Marabá
29°C
Overcast clouds

Flamengo contrata David Luiz até o fim de 2022

Seleção e torcida pesaram na decisão do jogador de aceitar a proposta do Mengão
Foto: Divulgação
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O Flamengo anunciará oficialmente até o começo da semana a contratação de David Luiz. O acerto entre Júlio Taran, agente do zagueiro junto com Giuliano Bertolucci, e a diretoria do Flamengo, representada pelo vice de futebol, Marcos Braz, e o diretor executivo Bruno Spindel; aconteceu em reunião na tarde dessa sexta-feira, em São Paulo.

O contrato terá duração até dezembro de 2022. A contratação é uma das mais relevantes da história recente do clube, por se tratar de alguém que vinha atuando regularmente na maior liga do mundo, a Premier League.

Aos 34 anos, ele ganhou títulos em todos os quatro clubes que defendeu em 14 anos na Europa, passando por Portugal, França e Inglaterra. O jogador espera voltar à seleção brasileira, que defendeu 57 vezes.

Convocações de atletas a mesma posição que atuam no Brasil, como Leo Ortiz, 25, do Red Bull Bragantino, e Miranda, do São Paulo, que tem 37, de idade, dão a David Luiz a esperança de ser lembrado por Tite se estiver atuando em alto nível com a camisa rubro-negra. Ele ganhou a Copa das Confederações 2013 e o Superclássico das Américas 2014.

O zagueiro é um colecionador de títulos. Foi campeão baiano pelo Vitória em 2005; português em 2010; da Taça da Liga em 2009 e 2010 com o Benfica.

Defendendo o Chelsea, levou a Liga dos Campeões da Uefa em 2012, a Liga Europa em 2013 e 2019, uma em cada passagem pelos Blues; a Premier Legue 2017; mais a Copa da Inglaterra 2012 e 2018.

Já no Paris Saint-Germain ganhou o Campeonato Francês, a Copa da França, a Copa da Liga Francesa e a Supercopa da França, todos os títulos disputados dentro do país entre 2015 e 2016, quando por lá esteve.

Até no Arsenal, há anos em crise técnica, conseguiu os troféus da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra, em 2020.

Além de acreditar que terá mais chances de voltar ao time da CBF atuando no Brasil, David Luiz se empolgou com a movimentação da torcida rubro-negra por sua contratação. Ele chegou a receber cerca de 600 mil mensagens diárias pelas redes sociais nas últimas semanas.

Propostas do Catar e da França foram levadas ao atleta desde sua rescisão contratual com o Arsenal. A chance de seguir brigando por títulos também pesou na opção pelo Flamengo.

Sua prioridade, como se sabe, era retornar ao Benfica, seu primeiro clube no futebol europeu, mas os portugueses não conseguiram adequar o orçamento e o negócio não foi fechado.

Na Premier League 2020/2021, pelo Arsenal, David Luiz atuou em 20 partidas, 17 como titular, somando 1.513 minutos, marcou um gol, levou só um cartão amarelo, ganhou 71% das disputas de bola pelo alto (estatísticas SofaScore e WyScout) e não foi driblado.

Fez, ainda, sete jogos na Europa League com uma advertência em 585 minutos e mais um tento assinalado.

Antes, no Chelsea, fez 79 partidas do campeonato inglês, apenas uma saindo do banco. Cinco gols marcou e deu um par de assistências em 7.514 minutos.

David Luiz jogou em linha de quatro na defesa e de cinco, formando trio de zagueiros, no Chelsea de Antonio Conte campeão inglês em 2017, por exemplo. É esse jogador que defenderá o Flamengo até o fim do próximo ano.

Para que se tenha uma ideia do quão midiática é a contratação, o Flamengo tem 11,1 milhões de seguidores no Instagram. David Luiz está perto dos 20 milhões, hoje são 19,8 milhões! (UOL)

Crédito: Reprodução

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!