Um avião da Azul foi atingido por uma forte tempestade na pista do Aeroporto de Chapecó, em Santa Catarina, na manhã da quarta-feira (4). A tripulação relatou à torre de controle que a aeronave estava sendo sacudida pelo vento e que não havia condições de retornar ao pátio.
O voo AD4274 tinha como destino o Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Durante a comunicação, um dos tripulantes afirmou: “Para vocês terem uma ideia, a gente está parado, o avião está chacoalhando muito”.
A tripulação também informou sobre a baixa visibilidade na pista, declarando: “Estamos sobre a pista no momento, a gente não está enxergando nada”. A equipe aguardaria uma melhora nas condições meteorológicas para retornar ao pátio. O registro da comunicação mencionou ventos de 79 km/h a 6.500 pés de altitude.
Suspensão das operações do aeroporto
A intensa tempestade causou a suspensão das operações do Aeroporto de Chapecó por tempo indeterminado. A concessionária Voe Xap, administradora do terminal, informou que equipes técnicas estavam vistoriando a infraestrutura.
O objetivo é adotar as providências necessárias para a normalização das operações o mais breve possível. A Voe Xap orientou os passageiros a não se dirigirem ao aeroporto e a procurarem as companhias aéreas para informações sobre os voos.
Voos cancelados
A Azul confirmou o cancelamento de três voos programados para a quarta-feira (4) devido ao fechamento do aeroporto. Foram eles o AD4274 e AD2983, ambos com destino a Viracopos (SP), e o AD4348, para Florianópolis (SC).
A companhia aérea lamentou os transtornos e afirmou que está prestando assistência aos passageiros e tripulantes afetados. Esta assistência segue as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), conforme a Resolução nº 400/2016 (alterada pela Resolução nº 813).
A Azul informou que os passageiros serão reacomodados em outros voos da empresa, após o retorno das operações. A empresa também aconselhou clientes com viagens futuras para Chapecó a acompanharem as notificações por e-mail e aplicativo. Até a publicação da reportagem, não havia previsão de reabertura do aeroporto.
Estragos causados por tornado
A passagem de um tornado provocou diversos estragos em Chapecó, no oeste de Santa Catarina, na quarta-feira (4). As aulas na rede estadual foram suspensas e o aeroporto Serafim Enoss Bertaso teve parte da estrutura danificada.
A Defesa Civil confirmou a formação do fenômeno meteorológico. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 126,4 km/h entre 10h e 11h. (Estadão)


