Pastores são acusados de usar igrejas para lavar dinheiro do tráfico de drogas

Esquema envolvendo o PCC teria movimentado ao menos R$ 23 milhões pelo “Pastor Júnior” e esposa Thaís Soares.
Foto: Reprodução

SOROCABA (SP) – Uma operação prendeu, nesta terça-feira (14), em Sorocaba, interior de São Paulo, um casal de pastores suspeito de usar igrejas para lavar dinheiro do tráfico. Conforme a Polícia Civil, o casal teria fundado sete igrejas com a denominação Assembleia de Deus para as Nações a fim de servir de “lavanderia” para a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). O esquema movimentou ao menos R$ 23 milhões nos últimos anos.

A “Operação Plata” foi desencadeada em conjunto pelos Ministérios Públicos (PM) de São Paulo e do Rio Grande do Norte e pelas Polícias Civis (PC) dos dois Estados. Foram cumpridos sete mandados de prisão e 43 mandados de busca. Geraldo dos Santos Filho, de 47 anos, que se identificava como “Pastor Júnior”, e sua mulher, Thaís Cristina de Araújo Soares, de 42, que se dizia pastora, foram presos em um condomínio fechado de Sorocaba.

O casal é suspeito de ter usado a renda com a lavagem de dinheiro do tráfico para a compra de fazendas com gado, imóveis urbanos e automóveis.

Casal de pastores é preso por usar igrejas para lavar dinheiro do PCC
Foto: Reprodução

De acordo com a polícia, “Pastor Júnior” já havia sido preso, em 2019, suspeito de tráfico de drogas – na época ele portava documentos falsos. Os policiais e promotores do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) fizeram buscas também em condomínios de Itu e Araçoiaba da Serra e na sede da igreja, em Sorocaba, em São Paulo.

Na ação policial, foram apreendidos celulares e documentos que serão remetidos para o MP do Rio Grande do Norte, onde a investigação teve início. Endereços em outros estados também foram vasculhados, com a apreensão de armas de fogo.

Segundo o MP-RN, o esquema era liderado por Valdeci Alves dos Santos, também conhecido como “Colorido”, irmão de Geraldo Filho. Valdeci Santos seria o elo entre o PCC e o esquema de lavagem de dinheiro das drogas. Por conta disso, ele foi condenado pela Justiça de São Paulo e cumpre pena, atualmente, na Penitenciária Federal de Brasília (Papuda), onde foi alvo, nesta terça (14), de novo mandado de prisão. (Portal Debate)

Polícia cumpriu mandado contra pastores em casa de condomínio fechado, em Sorocaba
Foto: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!