Casal captura cardume de mapará no Rio Tocantins, em Marabá

Vídeo foi gravado, nesta quinta-feira (27), próximo à Praia do Tucunaré, onde um casal encheu a proa da embarcação de peixes.
Foto: WhatsApp

MARABÁ (PA) – Durante uma pescaria, popularmente chamada de “caceio” pelos pescadores, um casal pegou um cardume com centenas do peixe, conhecido como “mapará”, nesta quinta-feira (27), próximo à Praia do Tucunaré, no Rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará.

De acordo com as imagens, o pescador, identificado no áudio da gravação como “Ronaldo”, se cansa de tanto puxar a rede repleta de peixes. Era tanto pescado que a proa do barco ficou cheia de “mapará”. A gravação se encerra e o rapaz faltava içar ainda dezenas de metros de rede de pesca. “É peixe que não acaba mais”, comentou um internauta abismado com a pescaria.

O Portal Debate entrou em contato com o Presidente da Colônia de Pescadores Z-30, Edvaldo Ribeiro da Cruz, conhecido como “Picolé” a respeito do vídeo. “Picolé” afirmou que não existe nada de irregular na atividade pesqueira porque Marabá está fora do período do defeso que começaria a partir de 1º de novembro de 2022. As imagens mostram o casal bastante feliz com a sorte grande.

O “mapará” (Hypophthalmus edentatus), também conhecido como “mapurá”, é um peixe de água doce, de carne muito saborosa e suave, praticamente sem espinhas. Tem origem no estado do Pará, onde sua carne é bastante utilizada na gastronomia local. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!