VÍDEO: Helicóptero pousa no meio de avenida para salvar criança engasgada

Menina havia engasgado na cidade de Novo Acordo e precisava ser transferida para o Hospital Geral de Palmas.
Crédito: Reprodução

PALMAS (TO) – O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas do Tocantins fez o resgate de uma criança, 3 anos, que estava engasgada, na cidade de Novo Acordo,  na tarde desta quarta-feira (11), para o Hospital Geral de Palmas, capital.

O resgate aéreo foi necessário devido à urgência do caso, uma vez que a criança apresentava um quadro clínico agravado devido ao fato de ter se engasgado com uma bolacha. Desse modo, não haveria tempo hábil para que o trajeto de mais de 100 km pudesse ser feito via terrestre por uma ambulância sem agravar o estado de saúde da pequena paciente.

Diante da situação, o Centro Integrado de Operações Aéreas foi acionado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas (HGP), a qual solicitou apoio aeromédico urgente para salvar a vida da criança. O fato ocorreu na cidade de Novo Acordo, distante 114 quilômetros de Palmas, ou seja, 1 hora e 50 minutos distante da capital do Estado do Tocantins.

Diante da informação da urgência do atendimento, o helicópetero se deslocou imediatamente até o município do interior do estado acompanhada do apoio necessário de uma equipe do HGP. No local, a equipe efetuou a remoção da criança e sua mãe até o Hospital Geral de Palmas em apenas 20 minutos.

Com a agilidade do procedimento, um tempo significativo foi ganho na corrida pela manutenção da vida. Ao chegar a Palmas, a tripulação precisou realizar um pouso em uma uma avenida ao lado do HGP, área bastante restrita, para favorecer o atendimento da equipe de médicos e enfermeiros que já aguardavam a fim de prestar o atendimento especializado à criança.

Hospital Geral de Palmas reduz o tempo de espera para consultas oncológicas  - Notícias | Canal 63 - TOCANTINS EM 1º LUGAR
Crédito: Reprodução

ESTADO DE SAÚDE

De acordo com informações locais, a regulação foi para um suposto engasgo com criança com rebaixamento do nível de consciência. Como no município não tinha ambulância no momento, foi acionada a aeronave para o atendimento. O quadro era de crises convulsivas e por isso o engasgo.

A criança foi intubada assim que chegou ao HGP, pois continuava convulsionando. A menina segue intubada, sedada e aguardando vaga em UTI, realizando exames para investigar melhor o quadro clínico. (Portal Debate, com AF Notícias)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!