Vereador Pedro Corrêa Lima fala sobre Câmara Municipal, candidatura a prefeito em 2020 e outros temas

Vereador Pedro Corrêa, presidente da Câmara Municipal de Marabá

A Redação do Portal Debate Carajás bateu um “longo papo” com o vereador Pedro Corrêa Lima, o Pedrinho, presidente da Câmara Municipal, a respeito de vários temas relacionados à cidade de Marabá. Houve uma avaliação da gestão à frente da CMM, execução de grandes projetos na cidade, futuro político em 2020 e outros temas relevantes para Marabá.

Debate Carajás: Como você avalia os seis primeiros meses de sua gestão à frente da Câmara Municipal de Marabá, na legislatura 2019/2020? Sua percepção dos trabalhos realizados pelos 21 vereadores é positiva ou negativa?

Pedro Corrêa: Vejo o Poder Legislativo de Marabá trabalhando em harmonia com a Prefeitura Municipal, porém de forma independente. O resultado dos seis primeiros meses de 2019 foi bastante positivo e voltado para atender as necessidades da sociedade marabaense.

Debate Carajás: Cite alguns temas de relevância social, debatidos na Casa de Leis de Marabá.

Pedro Corrêa: Recentemente, conseguimos mostrar ao prefeito municipal a necessidade de se adotar providências, objetivando a melhoria da qualidade do serviço de transporte público, o que de fato aconteceu. A Câmara Municipal participou ativamente do debate sobre a remoção dos ambulantes de espaços públicos a serem revitalizados e da discussão sobre a problemática envolvendo táxi convencional, táxi lotação e serviço de táxi através de aplicativos.

Debate Carajás: O ordenamento do serviço de táxi através de aplicativos e a lei que regula as atribuições da Postura e da Semma já foram concluídos?

Pedro Corrêa: Não. Os dois temas retornarão à pauta da Câmara Municipal a partir do mês de agosto. Haverá novas reuniões para se chegar a um consenso entre os diversos segmentos envolvidos para se aprovar o formato ideal. Só depois dessa fase, os projetos de lei serão levados ao plenário para votação.

Debate Carajás: A relação entre a Câmara Municipal e o prefeito Tião Miranda é republicana ou está em processo de desgaste?

Pedro Corrêa: Existe uma relação de amizade e harmonia com o prefeito Tião Miranda, mas eu procuro manter a independência entre as duas gestões. O prefeito nunca mandou nenhum projeto de lei de cunho pessoal para a CMM e a aprovação ou não de uma demanda vinda do executivo nunca foi do presidente Pedro Correa, mas do colegiado de vereadores, sempre respeitando a decisão de cada um, como aconteceu durante a derrubada do decreto do executivo, diminuindo a porcentagem de insalubridade de servidores públicos de Marabá.

Debate Carajás: Houve um clima revanchista e beligerante, partindo do prefeito Tião Miranda, após a derrubada do decreto sobre a insalubridade?

Pedro Corrêa: A derrubada do decreto da insalubridade mostrou a independência da Câmara Municipal e não houve nenhuma retaliação por parte do gestor municipal. Como havia uma decisão judicial garantindo os percentuais contidos no decreto publicado pelo executivo, a Câmara Municipal derrubou o decreto, dando ganho de causa aos servidores públicos. Mesmo assim, no dia a dia, o prefeito respeita a CMM e os vereadores respeitam o prefeito.

Debate Carajás: A Câmara Municipal está participando das discussões sobre os grandes projetos a serem implantados na região como a derrocada do Pedral do Lourenço, a implantação da indústria laminadora e a nova ponte sobre o Rio Tocantins?

Pedro Corrêa: Existe uma Comissão Especial na Câmara Municipal para acompanhar os grandes projetos de relevância para Marabá. Não podemos mais cair no “canto da sereia”, sobre o anúncio de grandes projetos nunca executados na cidade. A Comissão Especial está fiscalizando todas as fases para a implantação de novos projetos anunciados para Marabá.

Debate Carajás: Muito se tem falado sobre a construção de uma 3ª ponte sobre o Rio Itacaiúnas. A CMM está acompanhando o desenrolar dessa discussão?

Pedro Corrêa: O projeto está em fase de elaboração e o prefeito Sebastião Miranda já discutiu a viabilidade da execução, em parceria, com o governado do estado do Pará. Técnicos do governo do Estado e da prefeitura de Marabá estão trabalhando na elaboração do projeto para construção da nova ponte. Todos nós conhecemos o prefeito Tião Miranda e quando ele se engaja em um projeto desse porte, ele corre atrás do recurso e costuma ir até a conclusão da obra.

Debate Carajás: Os vereadores estão acompanhando o início das obras para revitalização da orla dos rios Tocantins e Itacaiúnas, através da construção do cais de arrimo?

Pedro Corrêa: Esse é um projeto prioritário que a Comissão Especial está acompanhando. Houve uma discordância do projeto apresentado pela empresa vencedora da licitação, por parte da prefeitura de Marabá, mas já está tudo pronto para o início das obras, assim que o nível da água baixar nos dois rios.

Debate Carajás: As reclamações para execução do serviço de pavimentação, arruamento e coleta de lixo das áreas periféricas da cidade pela Prefeitura Municipal de Marabá estão chegando à CMM?

Pedro Corrêa: Chegam sim. Os vereadores têm recebido as demandas das áreas de atuação de cada parlamentar, entretanto a maior solicitação é para pavimentação asfáltica e o prefeito Tião Miranda tem utilizado recursos próprios e oriundos de convênios para fazer asfalto dentro do planejamento anual.

Debate Carajás: Em relação à zona rural, a CMM está fiscalizando o transporte escolar, recuperação de estradas vicinais e o atendimento de saúde?

Pedro Corrêa: Houve problemas com o transporte escolar, o prefeito quebrou o contrato com a empresa vencedora da licitação, fez uma dispensa de licitação, contratou uma nova empresa por seis meses até a realização de nova licitação e o serviço vem melhorando. Em relação às estradas vicinais, a eleição de 4 vereadores da zona rural facilitou o acompanhamento do trabalho da prefeitura municipal e a gestão municipal tem atendido a solicitação dos parlamentares.

Debate Carajás: Como está a relação da presidência da Câmara com os demais vereadores? A situação orçamentária da CMM está equilibrada?

Pedro Corrêa: Durante toda a minha vida pública, sempre tive responsabilidade com o equilíbrio financeiro dos órgãos por onde passei e procuro sempre tomar as decisões mais importantes no colegiado de vereadores, acatando a decisão da maioria.

Debate Carajás: Você ocupa o cargo de presidente da CMM e, na ausência de Sebastião Miranda, assume o cargo de prefeito interino. O vereador Pedrinho se sente preparado para ser prefeito de Marabá?

Pedro Corrêa: O prefeito, para governar uma cidade complexa e com demandas gigantescas, como Marabá, precisa ter experiência na gestão pública, serenidade, talento e comprometimento. O prefeito Tião Miranda está realizando uma gestão fantástica, mas eu me sinto preparado para gerenciar Marabá durante as ausências do gestor municipal. A minha trajetória na vida pública me credencia a ser prefeito de Marabá.

Debate Carajás: De que maneira a Câmara Municipal ajudou a resolver os problemas existentes na Secretaria de Saúde?

Pedro Corrêa: A Câmara Municipal ajudou no debate para solucionar os problemas existentes. A pasta da saúde é a mais complexa em qualquer município do Brasil. O prefeito Tião Miranda tem investido recursos além do previsto em lei, para melhorar a qualidade do serviço de saúde público e o Secretário Luciano Dias vem realizando um ótimo trabalho.

Debate Carajás: O Pedro Corrêa será candidato a prefeito de Marabá em 2020?

Pedro Corrêa: Faço parte do grupo político do prefeito Sebastião Miranda e o povo de Marabá clama pela reeleição dele, porém se o Tião não vier a ser candidato e o nosso grupo político optar em lançar o meu nome, serei candidato sim. Meu nome será colocado à disposição do povo de Marabá, pois é a população que decide quem será o melhor representante para a nossa cidade.

Pedro Souza

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!