Veja como anda a escolha de candidatos a vice-prefeito em Marabá

Crédito: Reprodução

Durante o processo eleitoral, visando a escolha do próximo prefeito para governar Marabá, as atenções estão naturalmente voltadas para os candidatos titulares das chapas, porém um ‘vice escolhido a dedo’ poderá ajudar bastante na hora de se agregar lideranças e adquirir votos para o chamado ‘cabeça de chapa’ sair vencedor no dia 15 de novembro de 2020.

Frases como “vice não apita nada” e “vice só serve para tentar derrubar o prefeito” tornam-se corriqueiras. No entanto, mesmo menosprezado, normalmente o candidato a vice-prefeito só é escolhido nas convenções partidárias, ou seja, no ‘último minuto’, dada a sua importância em uma eleição. Agregar votos e o tempo de TV do partido do candidato a vice-prefeito costumam determinar a escolha. Veja como anda a escolha em Marabá.

Tião Miranda (PSD)

Nunca foi de ‘dar trela’ para ninguém na hora de escolher seu vice-prefeito. Como em todas as eleições que disputou sempre iniciou a campanha como favorito, Tião Miranda tem como hábito selecionar seu candidato a vice-prefeito. De acordo com antigos aliados, a frase “Sou eu que escolho meu vice” seria de autoria de Sebastião Miranda.

Até agora, como de costume, ele não deu nenhuma pista sobre a identidade do ‘abençoado’. No entanto, dependendo da capacidade de aglutinação da oposição, ele terá que mudar seu modus operandi e buscar um candidato a vice-prefeito fora de seu grupo político para ‘ganhar mais fôlego’.

Manoel Veloso (PSL)

Os mais de 41 mil votos obtidos nas eleições para prefeito em 2016 e o apoio da máquina estatal comandada pelo governador Helder Barbalho vão tornar a vaga de vice de Manoel Veloso (PSL) ser disputada a tapa. Creio que Helder deverá ‘ungir’ alguém do MDB. Nomes como Cristina Mutran e Ilker Moraes largam na frente.

Entretanto, o imprevisível governador ainda não deu nenhuma pista. Nessa hora, os votos de evangélicos, a escolha de uma mulher ou de um empresário costumam agregar votos. Rola nos bastidores que Veloso não aceita a companhia de Illker Moraes e Cristina Mutran teria dito “um não” bem grande a interlocutores de Belém. Além da Pastora Marluce ter sido descartada.

Toni Cunha (PTB)

No lançamento de sua pré-candidatura, no dia 22/8/2020, o deputado Toni Cunha também não deu nenhuma pista de quem estaria disposto a acompanhá-lo como candidato a vice-prefeito. O nome deverá vir de algum partido que vai compor a sua coligação majoritária. Na votação das contas de Simão Jatene, ontem (1), na Alepa, Toni Cunha votou a favor do tucano.

Essa postura pode ser o indicativo de rompimento do delegado com Helder Barbalho, após as redes sociais alardearem que Manoel Veloso será o nome do governador para enfrentar Tião Miranda. A escuridão no horizonte político indica que Toni deverá enfrentar dificuldades para convencer um nome com peso político para ser seu candidato a vice-prefeito.

Irismar Melo (PL)

Única candidata mulher, o candidato a vice-prefeito de Irismar Melo também ainda não foi anunciado. A vereadora está enfrentando uma via crucis para convencer os partidos a fazerem parte de sua coligação. O nome deverá vir de setores afastados de Tião Miranda, Manoel Veloso e Toni Cunha.

Esbanjando disposição, Irismar não vislumbra desistir de sua candidatura, pois teria o apoio do vice-governador Lúcio Vale (PL). A advogada estaria ‘abrindo caminho’ de olho nas eleições de 2024. Ainda não é possível saber quem estaria mais próximo de ser o candidato a vice-prefeito de Irismar Melo.

Rigler Aragão (Psol)

Como o Psol não costuma fazer coligação com a ‘velha política’, Rigler Aragão deverá escolher seu candidato a vice-prefeito nas fileiras do próprio Psol. O companheiro de chapa de Rigler também não foi anunciado nem se observa nenhum movimento político no rumo de quem será o escolhido para enfrentar os candidatos ‘burgueses’.

Além dos ‘arranjos’ políticos, um bom companheiro de chapa pode colaborar e muito na gestão pública, dialogando com a sociedade e somando forças com o titular. Portanto, é muito importante entender os principais fatores envolvidos na escolha de um candidato a vice-prefeito.

Fonte: Portal Debate Carajás

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!