Unifesspa afirma que 5% dos alunos são LGBTQIA+ em resposta a ativista

Noé Lima afirmou que um grupo da universidade não respalda as ações do movimento LGBTQIA+, uma afirmação prontamente negada pela instituição
Foto: Ascom Unifesspa

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) emitiu uma nota oficial em resposta às declarações do ativista Noé Lima, que havia questionado o apoio da instituição ao movimento LGBTQIA+ em Marabá na matéria intitulada “Organização nega ligação da Parada LGBTQIA+ com o bolsonarismo em Marabá”. Lima afirmou que um grupo da universidade não respalda as ações do movimento LGBTQIA+, uma afirmação prontamente negada pela instituição.

Na nota, a Unifesspa reitera seu compromisso com a diversidade e esclarece que a universidade é um espaço democrático, aberto a pessoas com diferentes posicionamentos políticos. A instituição reconhece a existência de opiniões diversas entre seus alunos, o que é garantido pelo direito à liberdade de expressão assegurado pela Constituição.

O ponto principal da resposta da Unifesspa é a revelação de que, de acordo com o Censo da universidade, aproximadamente 5% de seus alunos se identificam como LGBTQIA+. A instituição expressa seu orgulho em apoiar os movimentos sociais e as lutas por garantias de direitos, em particular da população LGBTQIA+. Esse apoio, conforme mencionado na nota, tem sido demonstrado ao longo de vários anos, inclusive por meio do respaldo às iniciativas que celebram o Orgulho LGBTQIA+.

Leia a nota da Unifesspa na íntegra:

“A universidade é um espaço democrático com pessoas com os mais diferentes posicionamentos políticos. Ao mesmo tempo, a Unifesspa se orgulha de ser uma parceira dos movimentos sociais e das lutas por garantias de direitos, em especial, da população LGBTQIAP+ que, de acordo com o Censo Unifesspa é NOIX, corresponde a cerca de 5% de nossxs alunes. E por acreditar no seu papel enquanto espaço transformador, já por alguns anos, tem apoiado as iniciativas que celebram o Orgulho. Por fim, a Unifesspa deseja a todes uma Parada onde a alegria seja o combustível principal para a luta pelos direitos dos LGBTS na nossa cidade.”

(Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!