Trabalhadores da educação mantêm protestos em Marabá

Os trabalhadores da educação reunidos em outra manifestação, na Sevop | Foto: Reprodução/WhatsApp

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp) deve realizar um ato público, nesta sexta-feira (26), às 8h30, na entrada do Núcleo Marabá Pioneira, para dar prosseguimento a uma extensa pauta de reivindicações junto à gestão do prefeito Tião Miranda (PSD), em Marabá, no sudeste do Pará, em uma queda de braço que se arrasta há vários meses, na busca de uma solução para o problema.

Com o tema “Em defesa de nossos direitos, já!”, a coordenação local do Sintepp espera contar com a presença de diversos educadores no movimento. Os principais pontos de pauta são o enquadramento do valor do piso do magistério 12,84%; pagamento de 45% do restante do retroativo do piso salarial; pagamento de retroativo para aposentados e cedidos do quadro do magistério; reajuste dos profissionais de ensino médio (auxiliar de secretaria) e fim da escala 12×36 dos vigilantes.

De acordo com o sindicato, o ato público vai cobrar ainda a equiparação na Jornada de trabalho dos agentes de serviços gerais; escala de 6 horas para os agentes de portaria e o pagamento das progressões e promoções horizontais. Segundo os organizadores, os servidores enquadrados como ensino médio estão há cinco anos sem reajuste salarial.

O cenário sanitário, político e econômico do Brasil, em 2021, provocado pela covid-19, está acautelando os prefeitos e governadores na concessão de reajuste salarial a servidores, devido ao iminente risco de cortes nos recursos federais da educação pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido). O Portal Debate Carajás não conseguiu contato com a Prefeitura de Marabá. (Portal Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!