Spoiler dos bastidores da política no Pará

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado
Keniston, Dirceu e Beto Faro | Foto: Reprodução

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política no estado do Pará:

DESISTIU

Deputada Maria do Carmo comunicou ao Diretório Municipal do PT de Santarém que seu nome não está disponível para concorrer à Prefeitura. Essa perlenga se arrastava há meses. Apesar de ter o apoio da Direção Nacional do partido, Maria acalentava o sonho de ser apoiada também pelo governador Helder Barbalho (MDB), a quem credita sua última derrota para prefeita, pelo fato de HB ter se empenhado fortemente na reeleição do prefeito Nélio Aguiar (União Brasil).

DURO

Há cerca de um mês, a deputada esteve com o governador e a conversa não foi boa. Helder teria insistido que ela não fosse candidata. Até então, ela dizia que não tinha como recuar em virtude da posição de seu partido. HB teria dito que se ela fosse candidata e ganhasse poderia contar com o seu apoio na administração de Santarém. Mas, se perdesse, não contaria mais com ele nos embates futuros. Preocupada em não travar outro enfrentamento com HB, ela recuou.

VICE

A posição do PT em Santarém agora é de indicar o vice na chapa de José Maria Tapajós. O nome escolhido é o do ex-deputado estadual Carlos Martins, irmão de Maria do Carmo. Mas para isso acontecer será preciso uma forte interferência do governador. É que nem o prefeito Nélio Aguiar e nem o ex-deputado federal Lira Maia, patronos da candidatura de Tapajós, desejam a companhia do PT na chapa.

CANDIDATOS

A estratégia das forças governistas em Santarém é liquidar a fatura das eleições no primeiro turno. Mas a tarefa promete não ser fácil. Maria saiu do páreo, mas, além de JK do Povão (PL), a disputa ganhou a participação do popular delegado Jardel Guimarães (Solidariedade) – foto acima -, que foi superintendente regional de Polícia do Oeste do Pará (Santarém) e do Tapajós (Itaituba), com atuação muito elogiada. Além dele, postulam o cargo também Feliciano Braga (Novo) e Hugo Diniz (PSDB) 

ESQUERDA

Que as forças de esquerda desempenharam papel importante na vitória do governador Helder Barbalho isso é sabido. No entanto, nas eleições desse ano, a recíproca promete não ser verdadeira. Antes mesmo da filiação do prefeito Daniel Santos, o PSB já vinha sendo esvaziado pelo governador. Exemplo disso foram as saídas do prefeito de Vitória do Xingu, Márcio do Povo, que se filiou ao MDB, e Claudomiro Gomes, que assinou ficha no PP, por orientação de HB.

PETISMO

Já o PT amarga a pressão que fez Maria do Carmo desistir da disputa em Santarém e só deve se beneficiar do apoio do governador em Igarapé Miri, onde o prefeito Roberto Pina está bem avaliado e o MDB deve indicar seu vice. Além de Igarapé Miri, o PT avalia que tem candidaturas competitivas em Moju, Limoeiro do Ajuru, Soure, Primavera, Conceição do Araguaia, Marabá, Gurupá, Altamira, Abaetetuba, Cametá, Barcarena e Magalhães Barata. Em todos esses municípios o MDB é adversário. 

VARREDURA

A briga que se instalou entre o governador e o prefeito de Ananindeua está produzindo reflexos dentro do funcionalismo público. Além da exoneração de aliados de Daniel Santos no Estado e de aliados de Helder na prefeitura de Ananindeua, na Assembleia Legislativa o serrote também agiu. Militares que foram levados para a Casa quando Daniel era presidente foram transferidos para Novo Progresso e Jacareacanga. Bem distante do paraíso…

AUDIÊNCIA

Numa realização do seu mandato, o senador Beto Faro (PT)  – foto acima – está convidando diversas autoridades e lideranças para uma Audiência Pública, nesta terça-feira (16), no Senado Federal, com o objetivo de debater a concepção e implementação do programa Nova Indústria Brasil – NIB. O parlamentar paraense quer inserir no debate a desconcentração regional do processo de industrialização do Brasil, com o consequente fortalecimento da região Norte. Com todas as implicações em termos de fomento e financiamento.

COLETA

Começou nesta segunda-feira a nova sistemática de limpeza em Belém. Dezenas de novos caminhões, milhares de trabalhadores fazendo roço e capina, além da coleta do lixo. Depois de quase 3 anos entre estudos, planejamento e licitação, finalmente o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) conseguiu colocar em ação uma nova empresa para fazer a limpeza da cidade, com expertise na área em grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro. A expectativa é que até o mês que vem a coleta esteja regularizada e a capital apresente excelente padrão de limpeza.

PRÊMIO

O contrato com a empresa Ciclus terá duração de 30 anos, com investimentos previstos de cerca de 700 milhões de reais, ao longo da concessão. Ele contempla serviços de coleta, varrição, implantação de ecopontos, recuperação do lixão do Aurá e implantação de um novo aterro sanitário bioenergético. A intenção de Edmilson é que Belém volte a receber prêmios internacionais pelo seu serviço de limpeza, a exemplo do que ocorreu em seus mandatos anteriores.

FIRME

Deputado Keniston Braga (foto acima) , presidente do MDB em Parauapebas, descarta qualquer possibilidade de apoio à candidatura do vereador Rafael Ribeiro (União Brasil) a prefeito do município. Ele afirma que não tem sentido apoiar alguém que saiu do partido do governador. Keniston está preparando uma proposta de governo para apresentar nas eleições e quem assumir o mesmo estará apto para receber o apoio. Keniston deverá ser recebido esta semana pelo governador para tratar do assunto.

POSSIBILIDADES

Para o deputado federal, após a saída de Rafael e do grupo do prefeito Darci do MDB ficou impossível uma composição. Ele admite que, a partir do programa apresentado, as hipóteses mais prováveis para o partido será o MDB lançar candidato próprio ou compor com as candidaturas de Aurélio Goiano (Avante) ou Felipe Augusto (PL). Keniston lamenta o recuo do deputado Ivanaldo Braz (PDT) em apresentar sua candidatura. Aliás, especula-se que Braz deverá manifestar apoio a Rafael ainda esta semana.

ESPORTE

Também no esporte a política estende o seu braço. Logo após a vitória do Payssandu na primeira partida da final do Campeonato Paraense, o presidente do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD), o talentoso advogado e jornalista Hamilton Gualberto, remista de coração, suspendeu a homologação do resultado, com motivos pouco sólidos. Não por acaso, o presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), José Perdiz de Jesus, não só suspendeu a decisão de Gualberto, como o proibiu de dar nova liminar sobre o caso.

TROFÉU

Na segunda partida, ocorrida no último domingo, com um empate, o Payssandu se tornou campeão paraense. A política de novo entrou em campo. Dessa vez para ver quem entregava o troféu ao campeão. Seria o governador Helder Barbalho, mas como é remista “roxo”, a ideia foi deixada de lado, com receio de protestos da arquibancada. Entrou em campo às pressas a vice-governadora Hana Ghassan. Ela vestia as cores do Leão Azul, mas uma amiga arrumou uma camisa com a bandeira do Pará para que uma Hana muito sem graça entregasse o troféu ao Papão da Curuzu, campeão com todos os méritos.

SOCIAL

Deputado Dirceu ten Caten (PT) – foto acima –  voltou impressionado de Maricá (RJ). Ele foi conhecer os projetos sociais que são desenvolvidos no município fluminense desde a gestão do prefeito Washington Quaquá e agora, na do prefeito Fabiano Horta, ambos petistas. Ele voltou particularmente encantado com o programa “Tarifa Zero”, do transporte coletivo urbano; de bicicletas gratuitas disponibilizadas para a comunidade e da “Moeda Social”. Dirceu pretende implantar os projetos em Marabá caso vença as eleições para prefeito.

RURÓPOLIS

Segundo o Instituto Doxa, a ex-secretária de finanças de Rurópolis, Patrícia Cavichiolli (Avante) ultrapassou pela primeira vez o empresário Zé Filho da Farmácia (PP) na disputa pela prefeitura. Pelos números, Patrícia tem 36,4% das intenções de voto; Zé Filho tem 34,1%; Neném da Serraria crava 17,2% e Adailton Capixaba aparece com 1,7%. Adailton é rejeitado por 26,8% dos entrevistados; Zé Filho por 13,4%; Neném por 11,4% e Patrícia por 7,0%. A pesquisa foi realizada entre os dias 10 e 13 de abril e foi registrada no T.R.E sob o número PA-08070/2024.

REDENÇÃO

Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral em Redenção entre os dias 8 e 12 de abril. Pelos números, o vereador Gabriel Salomão (MDB) lidera com 20,1%; dr. Rener (PRD) tem 16,1%; o ex-prefeito Mário Moreira (Podemos) crava 10,0%; o vereador Leandro Onofre (PSD) tem 9,6%; o advogado Carlos Eduardo, o Cadu (União Brasil), marca 8,1% e o empresário Willian do Potência (PDT) tem 7,1%. Mário tem a rejeição de 13,5%; William do Potência de 12,2%; Gabriel Salomão soma 6,6% de rejeição; Cadu tem 3,7% e dr. Rener tem 1,7%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-08063/2024.

PRIMAVERA

Entre os dias 11 e 13 de abril, o Instituto Doxa realizou pesquisa eleitoral no município de Primavera. Pelos números, o prefeito Áureo Gomes lidera as intenções de voto, com 55,1%. A ex-prefeita Renata Sousa (MDB) tem 25,3%.  Recém-filiado ao PT, Áureo tem também a menor rejeição: 18,6% dos entrevistados dizem que não votariam nele. A rejeição de Renata é de 30,4%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-02506/2024.

BELÉM

A terceira rodada de pesquisas do Instituto Doxa em Belém apontou novamente a liderança do deputado Eder Mauro (PL) na disputa pela prefeitura. Realizada entre os dias 8 e 11 de abril, a pesquisa traz Eder Mauro (foto acima)  com 19,3%; Edmilson Rodrigues (Psol) com 12,6%; Igor Normando (MDB) com 11,1%; Thiago Araújo (Republicanos) com 10,8%; Delegado Eguchi (PRTB) com 8,7%; Jefferson Lima (Podemos) com 6,5%; Capitão Nassar com 0,5%; Ítalo Abati (Novo) com 0,5% e Marcos Sousa com 0,2%. A pesquisa foi registrada no T.R.E. sob o número PA-04796/2024.

ATENTADO

Em Nova Ipixuna mais um crime de pistolagem. Dessa vez a vítima foi o vereador Régis Santana. No último sábado ele foi alvejado por 4 tiros na porta de sua casa. Felizmente foi socorrido com vida e está sendo atendido no Hospital Regional de Marabá. Regis é irmão do vereador filho do Povão (PP), candidato a prefeito, adversário da prefeita Graça Matos (MDB). A motivação para o crime ainda não foi descoberta, mas Filho acusa seus adversários, mesmo sem apresentar provas.

RADICALIZAÇÃO

A campanha eleitoral em Nova Ipixuna está cada vez mais acirrada e radicalizada entre as candidaturas de Filho do Povão (PP) e Everton Macias (MDB), apoiado pela prefeita Graça Matos. Filho liderava as pesquisas que foram publicadas até o final do ano passado. Com o apoio da máquina Everton vez experimentando crescimento. Também cresce a candidatura de Carlinhos do Mário (Solidariedade), que vem apresentando propostas e condenando o baixo nível da campanha de seus concorrentes.

VICE

Vereador Pedro Correia (PRD) é considerado um dos mais habilidosos vereadores da Câmara Municipal de Marabá. Por isso mesmo seu nome é cotado para ser candidato a vice-prefeito. Sem muito atrito, Pedrinho se afastou do grupo do prefeito Tião Miranda, por sentir que não teria espaço para voos maiores e se vinculou ao grupo do deputado Chamonzinho (MDB). Por esse motivo, Pedrinho tem seu nome especulado para ser vice do deputado do MDB, mas já há no grupo de Tião quem pense em repatriar o vereador para também ofertar a vaga de vice na chapa de Fábio Moreira (PSD), candidato lançado por TM. Coisas da política!

FRASE

Homero (Poeta grego): “Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina…”

Coisas da Política – João Salame

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!