Servidores do IFPA aderem à greve geral em Tucuruí

Crédito: Reprodução

TUCURUÍ, SUDESTE DO PARÁ – Os servidores públicos do IFPA, Campus Tucuruí, em assembleia geral, realizada no dia 23 de maio de 2022, decidiram aderir à greve dos Servidores Públicos Federais, com início nesta segunda-feira (30).

A motivação da greve está ligada aos sucessivos cortes de verba promovidos pelo Governo Federal, o que tem provocado a diminuição de recursos e impactado na qualidade do serviço prestado pela Instituição de Ensino.

A classe exige a reposição salarial de 19,99%, considerando a inflação dos últimos três anos (2019 a 2021). É válido ressaltar que no último reajuste concedido aos Docentes e Técnicos Administrativos do IFPA ocorreu, há 5 anos, em (2017), sendo que a inflação acumulada desde esse período já chegou a 25.72%.

Com o aumento da inflação e, consequentemente, aumento dos preços dos produtos, como a cesta básica, o gás de cozinha, a gasolina, entre outros, o salário tem cada vez mais perdido o poder de compra dos servidores públicos da unidade de ensino.

O Comando de greve, em nota, informou a situação e pediu a compreensão dos seus estudantes e da comunidade em geral, pois a luta é pela manutenção dos recursos da instituição e por uma educação pública de qualidade. Os grevistas assumiram o compromisso de repor todos os dias parados.

Durante reunião, foram definidas as atividades essenciais da instituição e que, portanto, continuarão funcionando no período de greve, entre elas, estão a Secretaria Acadêmica, Setor de Assistência Estudantil, Setor de Protocolo, Coordenação de Gestão de Pessoas, Assessoria de Comunicação Social e Setor de Licitações e Contratos, entre outras áreas essenciais.

De acordo com o Comando de Greve, ainda não há previsão para o término do movimento, o que dependerá dos diálogos com o Governo Federal. O sindicato da classe informou que tem tentado negociar o reajuste salarial junto ao Governo Federal, mas esse tem ignorado por completo as reinvindicações, de modo que a alternativa que eles tem é lutar por seus direitos. (Portal Debate, com Portal da Cidade Tucurui)

Crédito: Reprodução

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!