Semma debate Educação Ambiental e discute Agenda 2030 em Marabá

A capacitação teve a participação de entidades ligadas à questão ambiental e contou com a presença de 26 pessoas que discutiram durante a semana os 17 pontos relacionados às ODS

Através do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), em parceria com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), realizou-se no período de 22 a 26 de abril, a Capacitação em Educação Ambiental e discussão da Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A capacitação teve a participação de entidades ligadas à questão ambiental e contou com a presença de 26 pessoas que discutiram durante a semana os 17 pontos relacionados às ODS, uma agenda ambiental ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

“Esse momento é de parceria e de discussão sobre a questão ambiental. A gente vê a necessidade de aprender cada vez mais os ODS. Em 2025, teremos a COP 30, em Belém e pensando em ter maiores conhecimentos cobre assunto, a Semma entrou em contato com a Semas/Belém através do Departamento de Educação Ambiental, onde foi feita toda a articulação, para que esse evento pudesse acontecer essa semana”, destaca Carleans Pereira, do Departamento de Educação Ambiental/Semma.

Os variados temas foram apresentados e discutidos com a plateia, incluindo projetos ambientais em planejamento, projetos em execução e as ações ambientais que estão sendo concretizadas em Marabá e região. Ana Lúcia da Silva, representante do Projeto Quelônios em Marabá e participante do curso, elogia a iniciativa.

“Eu faço parte do Núcleo de Estudos em Educação Ambiental (NEAM), que é uma grande referência, coordenado pelo professor José Pedro, da Unifesspa. Também faço parte do Projeto Quelônios, de Marabá e Sudeste do Pará. E esse trabalho aqui será de extrema importância para mim, pois houve compartilhamentos de experiências e perspectiva da Educação Ambiental”, explica Ana Lúcia da Silva.

A capacitação em Educação Ambiental aconteceu nas dependências da Universidade Aberta do Brasil (UAB), polo Marabá, na Semed, e contou com a participação de 12 entidades ambientais com ações no município. Técnicos da Semas realizaram palestras e contribuíram para as discussões em torno dos desafios para uma educação ambiental mais ampla e de resultados.

“São iniciativas para que a gente fortaleça as ações de Educação Ambiental no município alinhadas à Secretaria de Estado. E sempre pensando e focando na Agenda 2030 para que possamos cada vez mais fortalecer as questões socioambientais e de conservação ambiental”, enfatiza Alessandra de Azevedo, Técnica em Gestão Ambiental/Semas. (Com PMM)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!