Saiba como se inscrever no ‘Enem Pará 2023’, que oferta 1.600 vagas gratuitas

O cursinho é direcionado para estudantes de baixa renda e a seleção será realizada de acordo com critérios socioeconômicos que constam na base de dados do sistema da Seduc
Estudante se preparando para o Enem no Pará. — Foto: Reprodução / Agência Pará

As inscrições para a revisão final do cursinho preparatório presencial e gratuito, o Enem Pará 2023, abrem a partir desta quarta-feira (20). O projeto é voltado para estudantes do terceiro ano do ensino médio da rede estadual que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Serão oferecidas 1.600 vagas e as inscrições podem ser feitas até o final deste domingo (24), por meio do link Enem Pará 2023, no qual os candidatos devem preencher um formulário. O cursinho é direcionado para estudantes de baixa renda e a seleção será realizada de acordo com critérios socioeconômicos que constam na base de dados do sistema da Seduc.

As aulas devem ser iniciadas na próxima quarta-feira (27) na Escola Estadual Dom Pedro II, no bairro do Marco, em Belém, nos turnos da tarde e noite. Durante as aulas, os estudantes que farão as provas do Enem, marcadas para os dias 5 e 12 de novembro, receberão reforço em todas as disciplinas com aulas ministradas por professores da rede estadual. No ano passado, cerca de 400 estudantes do cursinho foram aprovados nos vestibulares do Pará.

A lista com os estudantes selecionados no Enem Pará 2023 será divulgada na próxima segunda-feira (25), no site da Seduc, com orientações sobre o processo de matrícula no cursinho.

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Dessa maneira, o Enem tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Exame para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Reforço

Além do cursinho presencial, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), também oferece o programa Enem Pará 2.0 para os estudantes da rede estadual.

Cerca de 20 mil estudantes de todo o estado já se inscreveram na plataforma virtual, voltada para os que não conseguem arcar com os cursos preparatórios e/ou não podem estar em aulas presenciais. Para as Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará, o curso oferece complementação de carga horária. (Portal Debate, com g1 Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!