Reitores da Unifesspa prestam contas da gestão no Debate Podcast

Francisco da Costa e Lucélia Cavalcante destacaram os avanços da instituição de ensino superior no último quadriênio e compartilharam experiências que tiveram nas funções durante esse período. Live contou com grande engajamento do público na aba de comentários
Foto: Debate Podcast

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — O Debate Podcast desta terça-feira (23) recebeu os atuais reitor e vice-reitora da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa e Profª Drª Lucélia Cardoso Cavalcante. A entrevista, conduzida pelos apresentadores Pedro Souza e Vinícius Soares, contou com o engajamento de mais de 130 espectadores no pico de audiência da transmissão ao vivo e durou uma hora e meia.

O objetivo da live foi abrir a oportunidade para que os reitores da maior universidade pública federal do interior do estado pudessem realizar um balanço dos quatro anos de gestão à frente da Unifesspa. Na ocasião, além da prestação de contas da instituição de ensino superior relativa ao quadriênio 2020–2024, Francisco da Costa e Lucélia Cavalcante também responderam a questionamentos acerca das circunstâncias em que assumiram as funções.

Conforme o Prof. Francisco, em 2020, o então reitor, Prof. Dr. Maurilio de Abreu Monteiro, articulou a composição de três chapas para a disputa da consulta à comunidade acadêmica com a finalidade de formar a lista tríplice para reitor, que seria encaminhada ao então presidente da República, Jair Messias Bolsonaro. Os planos de gestão das três chapas, entre as quais a de Francisco, teriam sido elaborados no Gabinete do então reitor, que dispunha de experiência na função e já vinha angariando apoios no meio político para permanecer no cargo.

Ocorre que, surpreendentemente, no dia 15 de setembro de 2020, o então presidente Jair Bolsonaro nomeou o Prof. Dr. Francisco Ribeiro da Costa, que ficou como terceiro colocado na consulta à comunidade acadêmica, para ser o reitor da Unifesspa no quadriênio 2020–2024. Francisco relatou durante o Debate Podcast que chegou a ter uma crise de pressão alta após receber a notícia da nomeação, por meio de prints do Diário Oficial da União (DOU) compartilhados no WhatsApp, e até pensou em renunciar ao posto, mas foi desestimulado por Maurilio devido à possibilidade de nomeação de um interventor.

A lista tríplice dos candidatos mais votados à reitoria pela comunidade acadêmica foi enviada ao Ministério da Educação (MEC) no dia 10 de junho de 2020. O então reitor da Unifesspa, Prof. Maurílio de Abreu Monteiro, cujo mandato referente ao quadriênio 2016-2020 terminou no mês de outubro daquele ano, contou com 84,4% dos votos válidos. Em segundo lugar, ficou o Prof. Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, com 8,7% dos votos. Francisco Ribeiro da Costa foi o terceiro colocado, com 6,9% dos votos.

A consulta à comunidade acadêmica foi realizada de forma on-line, no período de 15 de abril a 2 de junho de 2010, com amplo comparecimento às urnas, resultando numa participação de 78,8% do colégio eleitoral, o que corresponde ao engajamento de 85,8% dos docentes, 36,4% dos alunos e 88,5% dos técnicos administrativos.

A professora Lucélia Cavalcante, questionada sobre as razões que levaram à sua escolha para o cargo de vice-reitora, compartilhou com a audiência do Debate Podcast que não havia votado no professor Francisco da Costa para reitor e que ele, ao assumir a função, demonstrou o interesse de nomear uma mulher para o segundo maior posto da instituição.

Ao longo da live, Francisco e Lucélia elencaram diversos avanços da Unifesspa nos últimos quatro anos e abordaram os desafios que ainda precisam ser superados, como o dilema do transporte público, que afeta a todos os munícipes. De acordo com o reitor Francisco da Costa, houve um colapso do transporte coletivo municipal e a solução é o município assumir o compromisso de garantir a regularidade do serviço.

Na avaliação dos reitores, é necessário fomentar a consolidação de muitas conquistas e o crescimento da Unifesspa, por meio da contratação de mais professores, técnicos-administrativos, da ampliação da infraestrutura física e tecnológica, da aquisição de equipamentos e insumos.

Próximo do fim da entrevista, os reitores Francisco e Lucélia tocaram nos temas ensino, pesquisa, extensão, cotas raciais, inclusão e acessibilidade dentro da universidade. Nos comentários da live, centenas de usuários elogiaram as respostas dos professores e a iniciativa do Debate Podcast em levantar a pauta do ensino superior público no sul e sudeste do Pará.

Sobre a Unifesspa

A Unifesspa foi criada pela ex-presidente Dilma Rousseff em 5 de junho de 2013, por meio da Lei Federal 12.824, a partir do desmembramento do Campus Marabá da Universidade Federal do Pará (UFPA). A IES completou uma década de existência em 2023, com grande comemoração.

Com uma estrutura multicampi, a Unifesspa está presente em Marabá (sede), Rondon do Pará, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara. Sua área de abrangência vai além dessas cidades, envolvendo os 39 municípios da mesorregião do sul e sudeste do Pará. (Portal Debate)

Assista ao Debate Podcast, episódio 17, na íntegra:

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!