Rei Charles III já visitou Carajás

Acompanhado da Princesa Diana, novo monarca do Reino Unido visitou o Pará em 1991 e levantou questões ambientais relativas à Amazônia. A realeza plantou uma muda de castanha-do-pará, que deu os primeiros frutos em 2019
Foto: Divulgação

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ — Com a morte da Rainha Elizabeth II na quinta-feira (8), o rei Charles III assumiu o trono do Reino Unido. O novo monarca, de 73 anos, visitou o Brasil quatro vezes, quase sempre protagonizando eventos sobre a temática ambiental no país.

Entre as quatro viagens, a que teve o contorno político mais ativo foi em 1991. Foi a segunda visita ao Brasil e ocorreu mais de dez anos após a primeira, em 1978.

Acompanhado da então princesa Diana – falecida em um acidente de carro em 1997 -, a estadia estava ligada aos preparativos da Eco-92, a primeira Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, que aconteceria no ano seguinte no Rio de Janeiro.

O então príncipe Charles e a princesa Diana desembarcaram em terras brasileiras em 22 de abril de 1991. A última parada foi no Pará, onde visitaram Belém e Parauapebas.

Desde a chegada ao Brasil, o casal virou o foco das câmeras e a pauta principal dos telejornais. Além de Brasília e Rio de Janeiro, Charles e Diana vieram ao Pará e participaram de encontros sobre o meio ambiente.

Na capital paraense, a bordo do iate Britânia — que ficou ancorado na baia do Guajará, o príncipe Charles esteve no seminário que debateu a Amazôna. Ele também passou pelo distrito de Icoaraci e foi recebido por quem queria vê-lo de perto.

Juntos, Charles e Diana também visitaram a região de Carajás, em Parauapebas. No município, eles estiveram em uma mina, para conhecer a área de exploração de minério de ferro.

Além disso, o casal também foi recebido por estudantes e moradores em um centro de formação profissional. Como de costume, a princesa Diana roubava a atenção ao quebrar a rigidez dos protocolos, e em Parauapebas não foi diferente, onde ela se uniu às crianças e esbanjou simpatia.

Na visita, Charles e Diana ainda plantaram uma muda de castanha-do-pará, que deu os primeiros frutos em 2019, gerando grande comoção entre os trabalhadores do Parque Zoobotânico Vale.

Até hoje, a árvore é ponto turístico no local, e tem ao lado uma placa que mostra informações sobre a espécie, além da história de sua plantação pelos intergantes da realeza britânica.

“Árvore platada por suas altezas reais, o Príncipe Chaerles e a Princesa Diana, por ocasião de sua visita ao Parque Zoobotânico de Carajás, em 23 de abril de 1991”, diz a placa ao lado da árvore. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!