Professores expõem motivação para greve na rede estadual do Pará

Educadores estão em greve, desde o dia 29 de fevereiro de 2024, e pedem a demissão do atual secretário Rossieli Soares.
Foto: Reprodução

BELÉM (PA) – O “Coletivo Educação e Resistência” publicou um texto expondo a motivação que levaram os educadores da Rede Estadual de Ensino Público a entrarem em greve, desde o dia 29 de fevereiro de 2024, deixando milhares de alunos sem aulas em diversas cidades do Pará. LEIA:

POR QUE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE ENSINO ESTÃO EM GREVE ?

1. O Secretário Estadual de Educação, ROSSIELI SOARES, por meio do Conselho Estadual de Educação, aprovou a redução do número de aulas de todas as disciplinas do Ensino Médio, com exceção de Português e Matemática. Com isso, comprometendo a preparação e o ingresso dos alunos nas Universidades Públicas, uma vez que o número de aulas das disciplinas de Filosofia, Sociologia, Inglês, Artes e Educação Física, foram diminuídas pela metade: de duas para uma aula semanal;

2. As disciplinas de História, Geografia, Biologia e Química, também tiveram suas aulas reduzidas: de 03 para 02 na semana;

3. Os prejuízos pedagógicos, para os alunos do 3 ano do ensino médio, mediante à preparação deles no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, são irreparáveis, visto que os argumentos dissertativos de tais disciplinas, na construção e elaboração da redação, são de extrema relevância no que tange ao desenvolvimento de um bom texto redacional;

4. Com implementação da política reducional de aulas, por parte da Seduc, os professores ficarão impedindo de cumprirem todo o conteúdo programático de suas disciplinas, no decorrer do ano letivo de 2024;

5. Para manter a jornada de trabalho, sem prejuízo e redução salarial, os professores, foram obrigados a assumirem 40 (quarenta) turmas. Com isso, comprometendo a qualidade do ensino no processo de aprendizagem, bem como, gerando sobrecarga de trabalho e adoecimento da categoria;

6. As escolas estão sem merenda escolar, pois o governo, forçou a implementação de Escolas de Tempo Integral, sem condições de estruturas para o bom funcionamento das escolas. Como exemplo: a falta de merenda e alimentação nos turnos (manhã/tarde), fazendo com que os alunos, sejam liberados antes do horário, oficialmente estabelecido;

7. Centenas de Escolas em todo o Estado, estão em péssimas condições, sem reparos ou reformas adequadas, visto que milhares de alunos, são obrigados a frequentarem salas de aulas quentes, mal iluminadas, com riscos de pane elétrica e banheiros sem condições básicas de higiene;

8. A redução autoritária das disciplinas da área de Ciências Humanas, causou danos irreparáveis à continuidade dos estudos, do pleno desenvolvimento do educando no seu preparo para o exercício da cidadania e de sua qualificação para o trabalho, de acordo com a Lei das Diretrizes e Bases – LDB 9.394/96.

9. Por esses absurdos cometidos pelo governo Hélder, é que estamos em greve.!!

COLETIVO EDUCAÇÃO E RESISTÊNCIA

O Portal do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) publicou a “Carta Aberta” abaixo, listando os entraves e problemas existentes na Secretaria de Estado de Educação (Seduc) sob a gestão do controvertido e atabalhoado secretário de Educação Rossieli Soares. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!