Preso: “Cocozinho” está envolvido no quádruplo homicídio no Bairro da Paz em Marabá

Na última terça-feira (9/1/24), a Polícia Civil de Marabá conseguiu efetuar a prisão do principal envolvido na chacina, Vandercley Lima dos Santos, conhecido como “Cocozinho”
Vandercley Lima dos Santos, conhecido como “Cocozinho” Foi preso em Goiás. Foto: PC

MARABÁ (PA) – Na noite de quarta-feira (20/12/23), um violento tiroteio marcou a cidade de Marabá, no sudeste do Pará, resultando na morte de quatro jovens em frente a uma residência no Bairro Da Paz, Núcleo Cidade Nova. Na última terça-feira (9/1/24), a Polícia Civil de Marabá conseguiu efetuar a prisão do principal envolvido na chacina, Vandercley Lima dos Santos, conhecido como “Cocozinho”. 

As vítimas do crime foram identificadas como Raimundo Fernando Alves de Oliveira, 18 anos; Pablo Eduardo Freitas Gonçalves, 20 anos; Carlos Henrique Gomes Brito, 17 anos; e Gabriel Firmino da Silva, 19 anos.

Entenda a investigação

Após uma investigação intensa, a Polícia Civil de Marabá localizou, dois dias depois do crime (22/12/23), os suspeitos ligados ao quádruplo homicídio, resultando na neutralização de dois suspeitos e no baleamento de um terceiro, que foi socorrido. A perícia criminal encontrou estojos deflagrados de pistolas calibres .380 e 9mm no local do crime, indicando a brutalidade do ato.

As investigações revelaram que o crime estava ligado a disputas entre criminosos. A equipe policial, ao chegar no esconderijo dos homicidas, ainda no dia 22 de dezembro, enfrentou disparos de arma de fogo, resultando na necessidade de uso de força para conter a agressão.

Na quitinete onde os criminosos se escondiam, foram encontradas várias porções de substâncias entorpecentes, anotações sobre o tráfico e uma balança. Além disso, a equipe apreendeu duas armas de fogo utilizadas contra os agentes do Estado.

Itens apreendidos na ação policial ocorrida no dia 22/12/23. Foto: PC

Após 18 dias de investigação, depois da ação para prisão dos homicidas, no dia 09/01/24, a polícia efetuou a prisão de José Vandercley Lima dos Santos, conhecido como “Cocozinho”. Ele foi preso em Nerópolis, Goiás, após fugir de uma tentativa de prisão em Marabá.

Vandercley é suspeito de envolvimento em homicídios, roubos, tráfico de drogas e associação criminosa, sendo o principal deles o quádruplo homicídio cometido no dia 20/12/23. A ação se deu após a Polícia Civil de Marabá, por meio de investigações técnicas, descobrir o paradeiro do criminoso, que era procurado pela Justiça do Pará, e entrou em contato com a Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio do Grupo Antissequestro. Em seguida, José Vandercley foi localizado e capturado.

O suspeito, membro importante de uma organização criminosa no Pará, foi destacado pelo comando da facção em Belém para atuar como braço forte em Marabá, envolvido em atividades criminosas como tráfico de drogas, homicídios e roubos. Após uma extensa ficha criminal e fugir do sistema prisional de Belém, “Cocozinho” será recambiado à capital para responder aos processos pendentes. (Portal Debate, com informações da Polícia Civil)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!