Prefeitura e Buritirama inauguram posto de saúde na Vila União em Marabá

A comunidade da Vila União, distante 140 quilômetros do centro de Marabá, se reuniu na quinta-feira (30), para acompanhar a cerimônia de reinauguração da nova Unidade Básica de Saúde (UBS), Romário Barbosa. A entrega foi realizada respeitando todos os protocolos sanitários para evitar a transmissão da covid-19.

A nova UBS Romário Barbosa foi completamente reformada e ampliada e conta com salas de vacina,  de triagem, de procedimento (sutura), consultórios médico e de enfermagem, farmácia, recepção, banheiros com acessibilidade, expurgo (equipamento para despejo de secreções ou materiais que ofereçam algum tipo de risco), esterilização e regulação.

“Muitas vilas vêm recebendo benefícios importantes e com uma atenção especial à saúde e aqui na vila União estamos fazendo a entrega de uma nova Unidade de Saúde que possa suprir as necessidades da população”, ressaltou o Secretário de Saúde de Marabá Valmir Moura, durante a cerimônia.

Quem precisa dos serviços médicos na vila gostou do novo prédio e da nova realidade no atendimento, como o produtor rural José Muniz Araújo.  “Ter um posto com esta estrutura é maravilhoso porque Marabá [o centro urbano] está distante e quanto mais serviço de qualidade nós termos, melhor será para a comunidade”, reitera.

Produtor rural José Muniz Araújo

Carolina Porto, coordenadora de saúde, segurança e meio ambiente da empresa Buritirama Mineração, destacou a parceria da empresa com a UBS referente ao reforço no atendimento médico. “É importante essa parceria e já estávamos trabalhando juntos para atender à população, inclusive disponibilizando médico para atendimento na plataforma telemedicina, que possibilitou atendimento diário para esta unidade, entre outros trabalhos realizados em parceria”, disse Carolina Porto.

Camila Porto, representante da Buritirama

Homenagem

Romário Barbosa, o homenageado que dá nome à UBS, irmão da fundadora da vila União, dona Edith Barbosa dos Santos, ajudava voluntariamente na distribuição gratuita de medicamentos à comunidade, antes da construção do posto de saúde. Em razão disso, dona Edith, após o falecimento de Romário, vítima de malária, doou o terreno para construção da UBS e homenageou o irmão no ano de 1998.

Debate Carajás

(Com informações Prefeitura de Marabá)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!