Prefeitura de Marabá leva ação do CadÚnico para a zona rural

Além dos novos cadastros e atualizações cadastrais, também foram emitidas Carteiras do Idoso.
Créditos: Cláudio Cesar

MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – Uma equipe do Cadastro Único da Prefeitura de Marabá realizou, nos dias 5 e 6 de maio, uma ação para fazer novos cadastros e atualizações no CadÚnico no PA Maravilha, na Região do Itapirapé, zona rural de Marabá. A iniciativa também contou com a emissão de Carteira do Idoso para pessoas acima de 60 anos. O trabalho foi realizado em parceria com a Asprama (Associação dos Produtores do Assentamento Maravilha e Região).

Muitas famílias deixam de receber benefícios ou até mesmo perdem o que já têm devido à distância e à dificuldade de deslocamento até a cidade de Marabá para receber atendimento do Cadastro Único. No entanto, a prefeitura tem disponibilizado os mecanismos necessários para levar os serviços até a zona rural do município.

De acordo com Roberta Trindade, integrante da equipe que levou a ação para o PA Maravilha, cerca de 130 pessoas foram atendidas. “A população pode sempre contar conosco. Nós sabemos a dificuldade que é para os usuários se deslocarem até Marabá. O gasto é alto. Então, ações como essa são importantes tanto para nós quanto para eles”, afirmou.

Os atendimentos ocorreram no dia 5, no período das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no dia 6 (sábado), o trabalho foi até às 11h no salão da Igreja Cristã do Brasil.

O Cadastro Único é uma ferramenta importante para a inclusão social e permite que os cidadãos tenham acesso a diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, a Tarifa Social de Energia Elétrica e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Por meio dele é possível coletar informações sobre as famílias de baixa renda no país, como a composição familiar, a escolaridade, a renda, as condições de moradia e outras informações relevantes para identificar as necessidades das famílias e conceder benefícios.

Além dos novos cadastros e atualizações cadastrais, também foram emitidas Carteiras do Idoso. A iniciativa garante aos idosos acima de 60 anos acesso a diversos direitos, como o transporte interestadual gratuito e a prioridade no atendimento em órgãos públicos e estabelecimentos privados.

Segundo a equipe responsável pela ação, o objetivo é levar o atendimento do Cadastro Único a cada vez mais pessoas que precisam dos benefícios sociais, mas que têm dificuldade para se deslocar até a cidade. A parceria com a Asprama tem sido fundamental para tornar isso possível. “Nós estamos muito satisfeitos com o resultado da ação e vamos continuar trabalhando para atender a todas as pessoas que precisam do Cadastro Único”, concluiu Roberta Trindade.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!