Pará tem 4 entre as 10 cidades que menos vacinaram contra a covid-19 no Brasil

São Félix do Xingu, no sul do Pará, só vacinou 15% de sua população de 132 mil habitantes.
Santana do Araguaia - Crédito: Reprodução

PANDEMIAUm levantamento realizado pela Fiocruz, com base em dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o município de São Félix do Xingu, no sudeste paraense, é o município brasileiro que possui o menor número de vacinados contra a covid-19 no Brasil.

Das dez cidades brasileiras apontadas pela Fundação, com o menor percentual de vacinados, quatro delas estão localizadas no estado do Pará. Esses dados dão um “tapa na cara” do governador Helder Barbalho (MDB) e sua política de imunização da população do Pará.

Veja a lista:

São Félix do Xingu (PA): 15%
Santana do Araguaia (PA): 19%
Cumaru do Norte (PA): 24%
Vargem Grande (MA): 25%
Amaturá (AM): 26%
Santa Isabel do Rio Negro (AM): 27%
São Cristóvão (SE): 28%
Matões do Norte (MA) 28%
Placas (PA): 29%
Satubinha (MA): 29%.

O município de São Félix do Xingu, que possui pouco mais de 132 mil habitantes, algumas comunidades ficam muito distantes das unidades de saúde o que prejudicaria a vacinação da população, mas o prefeito Prefeito João Cleber e a equipe do governo do Pará já tinham conhecimento do problema.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de São Félix do Xingu, notícias falsas (fake news) sobre a imunização acabam atrapalhado a campanha e isso contribui para que o índice de vacinados fique baixo. Neste caso, uma campanha de conscientização própria resolveria o problema em parte.

Já a Secretaria de Estado da Saúde Pública do Pará (Sespa) reforça que o estado do Pará foi o que mais vacinou na Região Norte do país e que realiza campanhas voltadas para a vacinação. Um argumento que nivela por baixo, ou seja, o Pará é o melhor entre os piores.

O estado do Pará possui mais de 8 milhões de habitantes e, destes, 5,5 milhões de pessoas já foram imunizadas com a primeira e segunda dose ou dose única da vacina contra a covid-19, ou seja, 73,70% da população está totalmente imunizada contra a doença.

No entanto, políticas públicas de saúde voltadas para diversas comunidades, devido às especificidades de cada uma, precisam fazer a campanha de vacinação chegar a todos os lugares do Pará. Não se pode vacinar determinadas regiões e jogar outras nos braços do coronavírus. (Portal Debate Carajás, com Roma News)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!