Pará lança programa “Escola Segura” com policiamento e suporte psicológico para estudantes

Uma das ações implementadas é a presença de policiais militares nas escolas, iniciada com rondas internas realizadas por pelo menos dois agentes a cada turno.
Créditos: Reprodução

O Estado do Pará acaba de dar um importante passo em prol da segurança e bem-estar dos estudantes, docentes e profissionais da educação. Nesta segunda-feira, dia 17 de abril, foi lançado o programa “Escola Segura”, que visa implementar ações para garantir a segurança, prevenir a violência escolar e reforçar o bem-estar nas escolas estaduais.

Uma das ações implementadas é a presença de policiais militares nas escolas, iniciada com rondas internas realizadas por pelo menos dois agentes a cada turno. A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Nagib Coelho, em Ananindeua, foi uma das primeiras a receber a presença dos policiais, e os pais fizeram questão de agradecer à direção da unidade e aos próprios PMs.

A diretora da escola, Sônia Socorro Miranda Batista, reconhece a importância da presença dos policiais na escola como fator chave para garantir a segurança e tranquilidade de todos na instituição. O aluno Edson Andrade, do 3º ano do Ensino Médio, avalia positivamente a iniciativa como uma forma de evitar possíveis riscos e até mesmo o fechamento da escola. Já a professora Lorena Couto destaca que a presença policial garante maior tranquilidade na hora de trabalhar.

Além da presença dos policiais, o programa “Escola Segura” ainda conta com o aplicativo “Alerta Pará Escola” para casos emergenciais e mais de 300 psicólogos e assistentes sociais que atuarão no planejamento pedagógico. O Pará será também a unidade federativa com o maior suporte de atendimento psicológico no Brasil, na proporcionalidade do número de escolas em funcionamento.

O governador Helder Barbalho ressalta a importância do acompanhamento psicológico para identificar alunos que possam necessitar de suporte, mas destaca que é fundamental contar com o apoio das famílias. Ele destaca também a necessidade de criar mecanismos de legislação para punir quem usa das mídias sociais com o intuito de desestruturar o comportamento da sociedade.

Com um investimento que ultrapassa R$ 77 milhões, o programa “Escola Segura” representa um importante avanço na garantia da segurança e bem-estar nas escolas estaduais do Pará, tornando o estado um exemplo a ser seguido em todo o país. (Portal Debate com Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!