O ano de 2025 será marcado pela inauguração da Escola Estadual Madre Celeste, em Icoaraci, a primeira escola da rede estadual do Pará em tempo integral e bilíngue (português e espanhol). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com o início das inscrições para matrícula na unidade.
A nova escola, antes uma instituição particular, agora atenderá mais de 700 alunos, do ensino infantil ao médio. Além do currículo bilíngue, haverá atividades em inglês e oferta de formação técnica integrada à educação básica. “É um novo conceito educacional que transforma a Madre Celeste em referência na educação pública paraense”, destacou o governador Helder Barbalho.
A escola também acolherá estudantes de Outeiro e foi projetada para ser um espaço de aprendizado completo, com piscina, quadras, laboratórios e atividades extracurriculares. A vice-governadora Hana Ghassan enfatizou que a unidade oferecerá segurança e formação integral para crianças e adolescentes.
As matrículas, que seguirão até sexta-feira (25), são realizadas presencialmente na Rua Manoel Barata, no bairro do Cruzeiro, das 8h às 17h. Os responsáveis devem apresentar documentos como histórico escolar, fotos 3×4, CPF, RG e comprovante de residência.
O modelo pedagógico da unidade é baseado em projetos e trabalho cooperativo, estimulando o engajamento dos estudantes. A escola também contará com o Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb), alinhado à política pública de educação ambiental do Estado.
O Pará tem se destacado nacionalmente na educação pública, ocupando a 6ª posição no Ideb. Desde 2019, foram entregues 153 escolas reconstruídas e três creches no Estado, além de 28 unidades na capital. O governo investiu R$ 71 milhões na educação em Belém, beneficiando mais de 16 mil estudantes. O programa Bora Estudar já contemplou 4.191 alunos, totalizando um investimento de R$ 41 milhões. (Com informações de Agência Pará)