Os destaques da política no sul e sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024

Confira os destaques da política no sul e sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta semana:

Quem será o candidato da Saúde em Canaã?

A pré-candidatura de Aninha da Saúde (MDB) está dando o que falar nos bastidores da política em Canaã. Popular e carismática, Ana desponta no cenário político, mas um passarinho contou ao Radar que o clima não anda dos melhores nos bastidores. Tudo porque o também emedebista e também “da Saúde” Miguel está perdendo apoiadores da mesma área que Ana.

Quem será o candidato da Saúde em Canaã? II

Miguel leva consigo a vantagem de ser vereador com mandato. No entanto, seus três anos de legislatura não foram de tão grande destaque. É aí que Aninha ganha força no nicho que Miguel foi eleito. Há rumores também de que Ana é a candidata da prefeita Josemira Gadelha, o que está causando certo ciúme dentro do partido.

Primavera de Carajás

Surge no sul e sudeste do Pará um movimento de direita que se rebela contra a força do MDB em todo o estado. A ideia é eleger o máximo possível de prefeitos na região. Marabá: Toni Cunha. Parauapebas: Aurélio Goiano. Canaã: Jeová Andrade. Xinguara: Enric Lauriano. Redenção: Leandro Onofre. Rondon do Pará: Arnaldo Rocha.

Trama complexa em Parauapebas

O assunto da política no início da semana é a destituição de Aurélio Goiano da presidência do PL. O pré-candidato, líder das pesquisas, foi alvo de uma denúncia feita por Cynthia Lima, presidente do PL Mulher no município, a Michelle Bolsonaro. Um dossiê contra Aurélio foi entregue à ex-primeira-dama, que decidiu pelo afastamento de Aurélio da liderança. Aurélio já avisou que não há mais clima para continuar no partido e que será candidato por outra sigla.

Trama complexa em Parauapebas II

De fato e com efeito, parece haver uma trama nas entranhas de Parauapebas para desidratar Aurélio ao máximo. O vereador parece estar colhendo o que plantou com o temperamento explosivo e a coleção de inimigos feitos ao longo dos últimos anos. Difícil saber quais serão as cenas dos próximos capítulos.

Três caminhos em Xinguara

A Terra do Boi Gordo, Xinguara, reserva grandes emoções políticas em 2024. A decisão deve ficar entre três fortes nomes da política local: Dr. Moacir, atual prefeito, Osvaldinho Assunção, ex-prefeito, e Enric Lauriano, segundo colocado em 2020. Os dados estão rolando e as campanhas já tiveram início.

Indefinição em Redenção

Em Redenção, a disputa está ainda mais embaralhada. Há quem diga que sete candidatos estão na disputa. No entanto, ao fim, os três nomes mais fortes devem permanecer na disputa: Gabriel Salomão (MDB), Dr. Rener (PRD) e Leandro Onofre, candidato do governo.

Álvaro tenta, mas Élida segue soberana

Pré-candidato a prefeito em Conceição do Araguaia, Álvaro Brito (PT) segue sua caminhada para tentar voltar ao poder. No próximo dia 6 de abril, lideranças petistas se reunirão no município para o lançamento oficial da pré-candidatura de Álvaro. No entanto, o movimento anda longe de empolgar. Pelo contrário, a candidata Élida Elena (MDB), a escolhida de Jair Martins (MDB), segue disparada nas pesquisas e há quem diga que a eleição vai ser muito tranquila para a emedebista.

Cleide do Salão: Republicana e pronta pra vencer

O Radar do Poder ficou sabendo que a pré-candidata a prefeita de Rio Maria, Cleide do Salão (Republicanos), está cada vez mais forte na disputa eleitoral de 2024.  No último dia 22, Cleide, que é a atual vice-prefeita do município, se reuniu com o setor produtivo de Rio Maria. Na data, o deputado estadual Fábio Freitas (Republicanos), secretário estadual do partido no Pará, participou do encontro, assim como vereadores do município. A gestão que se cuide, pois Cleide vem forte.

Tião sem convicção

A indecisão do prefeito de Marabá, Tião Miranda (PSD), sobre o seu sucessor causa a maior interrogação da política no sul e sudeste do Pará. O gestor parece longe de definir quem será o nome a representar o grupo. O mais forte rumor atualmente é que ele não lançará candidatos, mas direcionará o seu apoio a Toni Cunha (PL). No entanto, tudo ainda é especulação e a falta de convicção do maior líder político da história recente de Marabá faz a oposição de Chamonzinho (MDB) crescer muito.

Godoy e Kairon juntos

A política em Itupiranga está em polvorosa. O vereador Kairon do Povão confirmou na manhã de terça (26) que vai apoiar Wagno Godoy para prefeito em Itupiranga. O anúncio mexe com a política local, visto que Kairon tem eleitorado cativo no município e é um dos vereadores favoritos à reeleição no município.

Tic-tac Benjamin

Do outro lado, se preparando para a despedida da política em Itupiranga, Benjamin Tasca (MDB), prefeito que está no quinto mandato, conta as horas para o julgamento que está marcado para o dia 9 de abril. O gestor será julgado por danos ao erário público e, caso for condenado, ficará inelegível até 2032.

Mais segurança para Novo Repartimento

O prefeito de Novo Repartimento, Valdir Lemes (PSD), participou de um evento em Tucuruí no início da semana. Pelas redes sociais, o gestor anunciou a chegada de mais viaturas da Polícia Militar e Civil para melhorar a infraestrutura de segurança pública no município. As viaturas são fruto da articulação do prefeito junto ao governo do estado.

À espera de um milagre

Assim como o prefeito de Itupiranga, Alexandre Siqueira (MDB), prefeito de Tucuruí, também aguarda uma decisão da justiça. O gestor está sendo julgado pelo TSE desde sexta (22) e receberá uma sentença em 2 de abril. O TSE julga se o recurso de Siqueira contra a sentença de cassação dada pelo TRE Pará é válido. Caso o Tribunal Superior Eleitoral julgue improcedente o recurso, Siqueira, que governa com liminar, volta a ser cassado e perde os direitos políticos por oito anos.

80% de aprovação em Bom Jesus

Um passarinho contou ao Radar do Poder que o prefeito Joãozinho Rocha, de Bom Jesus do Tocantins, é aprovado por nada menos que 80% da população. Seu vice, escolhido como sucessor, lidera todas as pesquisas internas com uma distância bem grande para os adversários.

Leia a coluna na íntegra:

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!