Os destaques da política no sudeste do Pará

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024
Foto: Reprodução

Confira os destaques da política no sul e sudeste do Pará por meio da coluna Radar do Poder, publicada no site Gazeta Carajás, em parceria com o Portal Debate.

Com um olhar abrangente sobre as cidades locais, a coluna oferece aos leitores informações detalhadas sobre os acontecimentos políticos que moldarão as eleições municipais de 2024.

Leia abaixo a coluna Radar do Poder desta terça-feira (5):

Josemira esquece o passado

Tal qual os versos de Odair José em “Ela voltou diferente”, Josemira Gadelha (MDB) se uniu com adversários do passado (aliados de Chamonzinho) e decidiu “esquecer o que passou”. A prefeita esteve em um evento com deputada Renilce Nicodemos (MDB), Jean Carlos, Vânia Mascarenhas e outros. Na política, de fato, nada melhor que um dia após o outro para curar corações com buraquinhos.

Josemira esquece o passado II

Outro ponto importante é que até agora não saiu a nomeação de Jean Carlos para assumir alguma pasta. Com a saída de alguns secretários para concorrer às eleições de vereador, tudo indica que Jean vai assumir algum bom espaço no governo. Quem deve sair pra concorrer às eleições? Zito e Werbet Felipe. Isso é, se Zito for mesmo o vice da chapa..

Apertem os cintos… a secretária sumiu!

E por falar em secretaria vaga para concorrer às eleições… Nem bem Ângela assumiu a pasta e já deu uma sumida básica. O objetivo? Acompanhar a prefeita em uma viagem a Belém. A ausência da secretária não pegou muito bem e os usuários da Habitação chiaram na rede social.

Guirelle do agro no PL

O Partido Liberal (PL) de Canaã dos Carajás tem uma nova estrela em sua companhia. Trata-se do empresário e homem do agro Junior Guirelle. Ele assinou a ficha de filiação ao partido junto de Jeová Andrade (PL) e Waina Andrade (PL). Nome forte na disputa legislativa.

Braz será anunciado?

A disputa pela unção de Darci Lermen (MDB) em Parauapebas não é para amadores. A informação é que o governador Helder Barbalho se reuniu com o grupo na última semana e definiu que Ivanaldo Braz (PDT) será o candidato governista. Braz, inclusive, já está preparando tudo para o anúncio, dizem.

Rafael não abre

Do outro lado, Rafael Ribeiro (MDB) avisou que não abre mão de ser candidato e está conversando com sua base em busca de apoio. A verdade é que sem Rafael o grupo de Darci se enfraquece, precisam dele para vencer. Melhor colocado nas pesquisas do grupo ele é.

Luciano ainda em pré-campanha

Praticamente descartado da disputa eleitoral em Marabá, Luciano Dias (Cidadania) ignora pesquisas e avaliações políticas e segue firme em pré-campanha. Nas redes, o vice-prefeito é ativo, mostra que está visitando e que está otimista. No entanto, o que se sabe é que a sua situação não é favorável e Tião dificilmente o apoiará na disputa.

Benjamin só o desespero

No último final de semana, o prefeito de Itupiranga, Benjamin Tasca (MDB), se ofereceu para almoçar na casa da família Lotero, na Vila Cruzeiro do Sul. Segundo informações, ele ofereceu mundos e fundo para os Lotero, inclusive o controle do governo na Cruzeiro do Sul para eles. Benjamin queria que o vice fosse indicado pela família, dizem. Ao que parece, a proposta foi recusada.

Benjamin só o desespero II

A atitude de Benjamin mostra que o gestor está preocupado. Além do risco eminente de ficar inelegível, o gestor sabe que perdeu território na Cruzeiro do Sul e Cajazeiras, está com a rejeição mais alta e precisa de apoios diversos para tentar a reeleição. O desespero é tanto que Benja correu o risco de causar um mal estar entre os companheiros da Cruzeiro que já detém cargos governistas; se é que não causou.

Valdir Lemes tranquilo

O prefeito de Novo Repartimento foi o entrevistado do podcast Carajás em Destaque, do Gazeta Carajás, no último dia 1º. O prefeito falou sobre sua história de vida, trajetória política e disse que a oposição não o assusta. Com moral no Pará inteiro, Valdir Lemes faz uma gestão exemplar, econômica e séria. Aposta do Radar: será reeleito de forma tranquila.

Tem mexida no legislativo estadual

O deputado Igor Normando vai disputar a prefeitura de Belém em 2024. Ou seja, volta ao seu mandato e deixa de ser secretário de Articulação da Cidadania e volta ocupar o cargo de deputado estadual pelo Podemos.

Sai Torrinho e Volta Igor

Com a volta de Igor Normando ao cargo de deputado estadual, o até então deputado Torrinho Torres volta a ser assessor do irmão que é prefeito em São Félix do Xingu. Durante a disputa municipal, Torrinho estará sem mandato para percorrer como liderança nos palanques.

Quem perde força com Torrinho sem mandato

Sem mandato e sem um deputado para lutar e abrir portas em Belém, o ex-prefeito de Xinguara, Osvaldinho Assunção (MDB), fica mais fraco ainda. Com pouca expressividade no cenário estadual, Osvaldinho fica sem padrinhos políticos fora e não terá um deputado estadual para facilitar seus atendimentos e audiências. Triste.

Adelar Pelegrini com 60 processos

O ex-prefeito Adelar Pelegrini chegou a casa dos 60 processos e também a inelegibilidade para disputar o cargo de prefeito em Tucumã. Após ver esgotada todas as possibilidades e sem apoio do governador, Adelar está sem nome político pelos próximos 8 anos. Nem adianta ele ser kamikaze que vai passar vergonha.

Dr. Jeferson no MDB

Helder é Lula. Lula é Helder. Agora, o prefeito de São Geraldo do Araguaia também é Helder e Lula. Pelo menos é o que rola nas redes sociais, uma vez que ao se filiar ao MDB e estar junto com Helder terá que comer do “mesmo pirão” que o governador. Como fica Jeferson nessa jogada? Centro, Direita ou esquerda mesmo?

Arnaldo Rocha cresce em Rondon

Ventos contam ao Radar do Poder que a prefeita de Rondon do Pará, Adriana Andrade (MDB), está pra lá de preocupada. Tudo porque seu principal oponente, Arnaldo Rocha, continua a sua frente nas pesquisas e está cada vez mais articulado politicamente. Segundo informações, a prefeita estava esperando que o peso da máquina ajudasse a melhorar seu nome nas pesquisas, mas a verdade é que o povo anda com saudades do Arnaldo.

Jeilson: em defesa de um legado

O vice-prefeito de Bom Jesus do Tocantins, Jeilson Reis, é amplo favorito na disputa eleitoral de 2024. No entanto, seu maior desafio será defender o legado de Joãozinho Rocha, que mudou a cara de Bom Jesus. A parceria entre os dois é firme e quem ganha com isso é Bonja, que tem estabilidade política e, consequentemente, econômica garantida.

Leia na íntegra: https://www.gazetacarajas.com/coluna/radar-do-poder-capitulo-42

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!