Nova área de embarque e check-in começa a operar no Aeroporto de Marabá durante obras de ampliação

Nesta semana foram liberadas para operação a nova sala de embarque e a nova área de check-in, consideradas as primeiras entregas do projeto que pretende transformar a estrutura aeroportuária da cidade

Passageiros que utilizam o Aeroporto de Marabá já começaram a utilizar as primeiras áreas reformadas do terminal, que passa por um amplo processo de modernização e ampliação conduzido pela concessionária Aena Brasil.

Nesta semana foram liberadas para operação a nova sala de embarque e a nova área de check-in, consideradas as primeiras entregas do projeto que pretende transformar a estrutura aeroportuária da cidade.

As mudanças ampliam significativamente os espaços destinados aos passageiros. A sala de embarque, que anteriormente possuía cerca de 340 m², passou a ter aproximadamente 770 m², mais que dobrando de tamanho. Com a nova configuração, o setor agora conta com quatro portões de embarque, o que deve melhorar a circulação de pessoas e reduzir filas em horários de maior movimento.

A área de check-in também foi reestruturada. O espaço passou de 155 m² para 330 m² e passou a contar com 16 posições de atendimento, utilizadas pelas companhias aéreas para o despacho de bagagens e atendimento aos passageiros.

Ampliação do terminal

As entregas fazem parte de um projeto mais amplo de reestruturação do aeroporto. Ao final das obras, o terminal de passageiros deverá passar dos atuais 1.800 m² para cerca de 5.100 m², praticamente triplicando a área disponível ao público.

A reforma inclui ainda a modernização de setores operacionais e de segurança, com instalação de novos equipamentos de inspeção de passageiros e bagagens, ampliação da área de restituição de malas com duas novas esteiras, além da criação de espaços adicionais para companhias aéreas e serviços de apoio.

Também estão previstas melhorias na área externa do terminal, como reorganização dos espaços de embarque e desembarque, adequação do estacionamento e ampliação da circulação de pedestres no entorno do aeroporto.

Investimento faz parte de concessão nacional

O projeto integra o pacote de investimentos assumido pela Aena Brasil após a concessão de 11 aeroportos brasileiros em 2022. No Pará, a empresa também administra os terminais de Aeroporto de Carajás, Aeroporto de Santarém Maestro Wilson Fonseca e Aeroporto de Altamira.

Para viabilizar a modernização da infraestrutura, a concessionária obteve financiamento de cerca de R$ 5,7 bilhões junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, considerado um dos maiores investimentos recentes no setor aeroportuário brasileiro.

Papel estratégico de Marabá

Localizada no sudeste do Pará, Marabá é considerada um dos principais polos econômicos da região Norte, com forte presença da mineração, agronegócio e atividades logísticas ligadas à Serra dos Carajás.

A expectativa é que a modernização do aeroporto amplie a capacidade operacional do terminal, permitindo maior fluxo de passageiros e novos voos, além de fortalecer a conectividade da cidade com outras regiões do país.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!