Datafolha: Norte e Centro-Oeste tiveram mais reinfecções por covid-19

O instituto entrevistou 2.023 pessoas de 16 anos ou mais, por telefone, na última quarta-feira (12) e quinta-feira (13), em todos os estados do Brasil
Amazonas volta à fase laranja após explosão de novos casos de covid-19 — Foto: Divulgação

Uma pesquisa do Datafolha publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”, apontou que o Norte e o Centro-Oeste foram as regiões que mais tiveram reinfecções por Covid-19, no Brasil. De acordo com o resultado divulgado neste domingo (16), 14% das pessoas contaminadas dizem ter contraído a doença duas vezes, enquanto em outras áreas do país essa parcela alcança no máximo 9%.

No total foram entrevistados 2.023 pessoas de 16 anos ou mais, por telefone, na última quarta-feira (12) e quinta-feira (13), em todos os estados do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Foi feita a seguinte pergunta: “quantas vezes você pegou o coronavírus?” responderam “duas vezes” 14% no Norte/ Centro-Oeste, 9% no Sudeste, 8% no Nordeste e 6% no Sul. Responderam “uma vez” 85% no Norte/Centro-Oeste, 90% no Sudeste, 91% no Nordeste e 93% no Sul. A pesquisa não separa as regiões Norte e Centro-Oeste porque não haveria um número suficiente de entrevistas para uma análise segura.

Independentemente de a testagem ser confirmada, as regiões Norte e Centro-Oeste têm o maior percentual de pessoas afirmando estar infectadas (41%), ante 28% no Sudeste e Nordeste e 27% no Sul, segundo o Datafolha. Têm ainda a maior parcela de pessoas que estavam doentes e não fizeram o teste (9%).

Neste sábado (15), a mesma pesquisa mostrou que um em cada quatro brasileiros com 16 ou mais anos de idade diz ter sido diagnosticado com Covid desde o início da pandemia, o que representa cerca de 42 milhões de pessoas infectadas. O número é quase o dobro do total de casos registrados oficialmente no país. Isso se deve em parte à subnotificação dos dados oficiais.

Ainda segundo a pesquisa, a região Sul tem uma maior rejeição às vacinas contra a Covid: 4% não tomaram a vacina e não pretendem tomar, contra 3% no Norte/Centro-Oeste, 2% no Nordeste e 1% no Sudeste.

Na região Sul 21% afirmam que as crianças não deveriam ser vacinadas, contra 20% no Centro-Oeste/Norte, 18% no Nordeste e 14% no Sudeste.

No Sul também tem a maior parcela de pessoas que dizem não sentir medo do vírus (22%), que dizem só usar máscara de vez em quando ao sair de casa (17%) e que são contrárias à cobrança da vacinação para entrar em locais fechados, como escritórios, bares, restaurantes e shows (22%). (Com informações do G1)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!