Marabá
31°C
Clear sky

Norte-americano é solto após 68 anos na cadeia

Ligon tem 83 anos e foi o cidadão que passou mais tempo preso no país | Foto: Reprodução
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

O homem que passou mais tempo preso nos Estados Unidos (EUA) ficou detido durante 68 anos e saiu da prisão na última quinta-feira (11). Ele foi condenado à prisão perpétua quando tinha apenas 15 anos, em 1953, acusado de envolvimento em roubo e assassinato.

Joe Ligon estava detido na Instituição Correcional Estadual de Phoenix, em Montgomery. Hoje, ele tem 83 anos. Ligon foi a pessoa mais velha dos EUA a ser detida na adolescência e também é o cidadão que passou mais tempo preso no país.

O homem conta que, de fato, participou dos roubos com um grupo de adolescentes alcoolizados, mas que não tem envolvimento em nenhum assassinato.

Em 2012, a Suprema Corte norte-americana decidiu que a prisão perpétua automática para crianças é cruel e incomum. No entanto, a medida começou a valer na Pensilvânia apenas em 2016, pois a região se recusou a aplicar a decisão.

Em 2017, Joe e outros 500 prisioneiros da área tiveram as penas alteradas para regime de liberdade condicional, de acordo com o jornal estadunidense The Philadelphia Inquirer. A pena de Ligon também foi reduzida: passou a ser de 35 anos.

No entanto, Joe recusou a liberdade condicional. Ele afirmou que queria ser “livre de verdade”. “Com a liberdade condicional, você tem que ver o pessoal da condicional de vez em quando. Você não pode deixar a cidade sem permissão da liberdade condicional. Isso faz parte da liberdade para mim”, afirmou ao The Philadelphia Inquirer.

Na última quinta-feira, Ligon finalmente foi libertado. O homem que passou seis décadas na prisão ficou surpreso com a paisagem fora dos muros: “Estou olhando para todos os edifícios altos. Tudo isto é novo para mim. Isso nunca existiu”, disse à imprensa local. (Metrópoles)

Joe Ligon estava preso no State Correctional Institution Pittsburgh

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!