No Pará, agentes de segurança participam de qualificação para operar drones

Curso com 56 horas de atividades práticas e teóricas será finalizado na próxima sexta-feira (9), na capital paraense, Belém
Créditos: Reprodução

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), promove a primeira capacitação para a utilização estratégica de Aeronave Remotamente Pilotada, popularmente conhecida como “drone”, na atuação dos órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública do Pará (Sieds). O curso começou na segunda-feira (5) e será concluído na sexta-feira (9), totalizando 56 horas com atividades práticas e teóricas para 32 servidores, em Belém.

As aulas teóricas ocorrem no auditório do Graesp, e abordam temáticas como o registro com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), credenciamento com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), preparo de documentação especial, conhecimento aeronáutico e responsabilidade civil, por exemplo.

Coronel Alessandre Frances, do Corpo de Bombeiros MilitarFoto: Divulgação

Durante a prática, vamos utilizar um campo de treinamento e executar atividades correspondentes a cada órgão da Segurança Pública, sendo possível realizar área de levantamento e busca de pessoas perdidas, por exemplo”, explica o coordenador e instrutor do curso, coronel Alessandre Frances do Corpo de Bombeiros Militar, atualmente em serviço no Graesp.

O diretor do Grupamento Aéreo de Segurança Pública, coronel Armando Gonçalves destaca que a Segurança Pública do Estado atua por meio de três pilares: integração, investimentos e inteligência. Portanto, a capacitação é uma extensão dos investimentos realizados para qualificar as ações de segurança.

“Desta vez, são avanços na utilização do sistema tecnológico, por meio das Aeronaves Remotamente Pilotadas, que garante mais eficiência nas operações efetuadas pelos agentes, tendo assim a redução de risco proporcionado por determinados ambientes, além do menor custo financeiro no desempenho das atividades”, afirmou o coronel Armando Gonçalves.

A turma é formada por agentes dos Grupamentos Aéreo e Fluvial de Segurança Pública do Pará, Polícia Militar (PMPA), Polícia Civil (PCPA), Polícia Científica (PCEPA), Corpo de Bombeiros Militar (CBMPA), Departamento de Trânsito (Detran) e Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup).

“No Graesp, por exemplo, o equipamento pode realizar o levantamento topográfico, que por vezes é demandado por órgãos do Governo do Pará e executado com a utilização de helicópteros. Neste caso, a aeronave poderá ser utilizada em outra ação, garantindo a execução do levantamento com redução de recursos financeiros, efetivo e logístico”, relata o operador Aerotático do Graesp, Sargento Carvalho do Corpo de Bombeiros Militar.

A próxima etapa da qualificação iniciará a partir desta quarta-feira (07), com aulas práticas para aperfeiçoamento no manuseio dos equipamentos. (Com informações da Agência Pará)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!