MPT destina recurso para projeto de qualificação profissional em Marabá

O Ministério Público do Trabalho (MPT), no Pará e Amapá, e a Justiça do Trabalho são apoiadores do Projeto Qualifica, o qual certificou 233 profissionais que concluíram cursos profissionalizantes em Marabá, no sudeste do Pará.

O recurso financeiro para o Projeto Qualifica 3 é proveniente da ação civil pública contra a Lima Araújo Agropecuária movida pelo Ministério Público do Trabalho. Na ocasião, a empresa foi condenada por manter empregados em condições análogas a de escravidão.

O MPT destinou, com autorização da Justiça do Trabalho, R$ 150.000,00 para a terceira turma do projeto que é realizado pela ong Obra Kolping. A instituição promove a formação profissional de jovens e adultos em parceria com diversas organizações públicas e privadas. A prefeitura de Marabá também é apoiadora do projeto.

Edmilson Ribeiro de Souza, 49 anos, já participou de 11 qualificações e agora comemora a conclusão do curso de pedreiro. “Foi muito importante, o curso está nos qualificando, incentivando a buscar conhecimento num momento tão difícil”, reforça Edmilson.

Qualifica 3

As aulas do Qualifica 3 aconteceram de agosto a dezembro de 2020, foram ofertados 8 cursos e 320 pessoas matriculadas em 13 turmas. Foram 160 horas aula para os cursos de auxiliar administrativo, informática, culinária regional, manipulação alimentos, operador de caixa, e outras 320 horas aula teóricas e práticas para os cursos da área industrial: mecânica, eletricidade, pedreiro. Os encontros aconteceram virtual e presencialmente, obedecendo protocolos de segurança sanitária.

As aulas durante a pandemia de Covid-19 exigiram mudanças na metodologia dos cursos. Além de algumas aulas presenciais, o projeto precisou incluir encontros virtuais, disponibilizar apostilas digitais, criar vídeos aula e grupos de comunicação em aplicativos de mensagens instantâneas.

Para os alunos sem acesso à internet, a equipe pedagógica disponibilizou material impresso e atendimento dos professores com hora marcada e individualmente.

“Não foi fácil pra ninguém, foi um ano difícil, mas conseguimos vencer, graças ao empenho da equipe, parceiros e alunos. O MPT tem papel fundamental nessa conquista”, ressalta Andrea Rodrigues Moura, coordenadora geral Obra Kolping.

Fonte: MPT – Marabá

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!