MPPA recomenda suspensão de novas construções no loteamento Cidade Jardim, em Marabá

A demanda vem sendo acompanhada pelo Ministério Público desde 2023, com o objetivo de buscar a resolução definitiva do problema de abastecimento de água junto à Prefeitura de Marabá, à COSANPA e à Buriti Empreendimentos.

MARABÁ (PA) — O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) segue atuando na busca por soluções para o problema de abastecimento de água no loteamento Cidade Jardim, em Marabá, sudeste do Pará. Em mais uma reunião realizada nesta semana, o órgão contou com a participação de representantes da Associação de Moradores do Bairro Cidade Jardim (ASMOBCJ), do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), da Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA) e da empresa Buriti Empreendimentos, responsável pela administração do loteamento.

A situação de desabastecimento, que tem se agravado devido à baixa vazão dos poços que atendem a comunidade, é acompanhada pelo MPPA desde 2023. Durante a reunião, foi discutida a necessidade de medidas emergenciais e estruturais para garantir o fornecimento de água aos moradores. Uma das soluções temporárias acordadas envolve o envio diário de caminhões-pipa para abastecer os reservatórios do bairro, enquanto a instalação de uma adutora é vista como a principal solução a longo prazo.

Além das medidas emergenciais, o MPPA recomendou à Prefeitura de Marabá e à empresa Buriti Empreendimentos a suspensão das vendas de novos lotes e edificações no loteamento, devido à falta de uma infraestrutura adequada de rede de água para atender a demanda local. O Ministério Público também sugeriu uma revisão administrativa do loteamento, com a adoção de medidas que garantam melhores condições de vida aos moradores.

Paralelamente, está em andamento um edital de concessão do serviço de saneamento para a microrregião que inclui Marabá, o que pode trazer uma solução definitiva para o problema de abastecimento no Cidade Jardim. A próxima reunião entre as partes envolvidas está prevista para acompanhar o avanço das ações e a implementação das medidas acordadas. (Portal Debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!