Rio Cajazeiras

Moradores do Assentamento Rancharia e Vila Califórnia, distante cerca de 65 km da sede do município de Itupiranga, no sudeste do Pará, cobram a construção de uma ponte sobre o Rio Cajazeiras. No local utilizado para travessia, existe o resto de uma antiga ponte. As reivindicações foram endereçadas ao atual prefeito José Milesi (MDB).

De acordo com os moradores, a travessia era realizada por uma canoa da Prefeitura Municipal de Itupiranga, mas até a embarcação foi recolhida. Em período de aulas, os alunos arriscam a vida, utilizando pequenas canoas para atravessar o Rio Cajazeiras. “Estamos largados aqui. Os políticos só aparecem em época de campanha”, protestou um morador do PA Rancharia.

Criadores de gado e pequenos produtores rurais estão ‘tiririca’ com o prefeito Milesi, pois, segundo eles, durante a campanha eleitoral em 2016, o então candidato prometeu construir uma nova estrutura no local. A falta da ponte dificulta bastante o escoamento da produção agrícola e pecuária da região.

Local da antiga ponte na Vicinal Mariquinha e Vila Califórnia

Durante o período de cheia, os riscos de naufrágio aumentam. O Portal Debate Carajás não conseguiu contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itupiranga, mas o espaço fica à disposição do Secretário de Obras e do prefeito José Milesi para futuros esclarecimentos.

Debate Carajás