O Governo Federal informou, nesta segunda-feira (20), por meio de nota técnica, a alteração na recomendação referente às doses de reforço da vacina contra covid-19. A recomendação estabelece redução do prazo mínimo da aplicação do reforço vacinal em pessoas com idades entre 18 e 60 anos.
Segundo a nota técnica divulgada pelo Ministério da Saúde, o novo prazo para aplicação da segunda dose é de quatro meses a partir da aplicação da segunda dose. O objetivo da redução do intervalo no ciclo vacinal é aumentar a proteção da população contra a variante Ômicron.
A nota anunciou ainda que também terá novo reforço para pacientes imunossuprimidos. Esse público vai tomar a quarta dose da vacina. “Uma dose de reforço da vacina COVID-19 para todos os indivíduos imunocomprometidos acima de 18 anos de idade que receberam três doses no esquema primário (duas doses e uma dose adicional), que deverá ser administrada a partir de 4 meses” diz a nota.
De acordo o documento, são considerados pacientes imunocomprometidos:
- Os portadores de imunodeficiência primária grave;
- Quem está fazendo quimioterapia para câncer;
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras;
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS;
- Pacientes em uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias;
- Pessoas que usam drogas modificadoras da resposta;
- Pacientes com condições auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
- Pacientes em hemodiálise;
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas. (Eva Fernandes, com informações G1)


