China derruba embargo à carne brasileira, diz Ministério da Agricultura

O pronunciamento do Governo foi feito nesta quarta-feira (15). As vendas de carne estavam suspensas desde setembro de 2021.
Crédito: Reprodução

O Ministério da Agricultura de Agropecuária, informou nesta quarta-feira (15), que o governo federal conseguiu negociar a retomada a comercialização da carne bovina com a China. O pronunciamento foi feito pelo secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal e pelo Secretário de Comércio e Relações Internacionais, Orlando Leite Ribeiro, durante entrevista coletiva.

O mercado do boi gordo vem sofrendo impacto desde setembro deste ano. As frequentes quedas no preço da arroba do boi, nos frigoríficos brasileiros, ocorreram devido à suspensão das exportações de carne brasileira para a China, principal mercado da carne bovina brasileira. A medida foi tomada depois da notificação de dois casos de vaca louca em Minas e Mato Grosso.

De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo), a suspensão nas exportações resultou em queda de 43% em outubro e 47% em novembro.

Com a divulgação da retomada da comercialização da carne bovina com o país asiático, os pecuaristas esperam por melhoras no preço do boi. De acordo com cotação da Scot Consultoria, o preço da arroba em Marabá, sudeste do Pará está custando R$ 274,00 à vista e R$ 277,00 para pagamentos com 30 dias.

O produtor e também comprador de gado na região do Rio Preto, Júnior César de Melo, afirma que está confiante. Para ele o retorno da comercialização com a China, vai fazer o mercado do boi reagir.  “É uma notícia muito boa que vai refletir no preço da arroba. Neste final de ano o preço da arroba do boi caiu. Mas acredito com a retomada da China vamos ter preços melhores”. (Eva Fernandes Jornalista Região do Rio Preto)

Crédito: Eva Fernandes

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!