Média de reajuste salarial do setor privado fica em 6,5% em 2021

O efeitos da crise econômica, como sempre, sobram para as costas do trabalhador.
Crédito: Reprodução

REAJUSTE SALARIAL, SETOR PRIVADO – Os dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontam que o reajuste na média salarial do setor privado foi de 6,5% de janeiro a novembro de 2021. O valor é inferior aos 8,4% pontos atingidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e, por isso, não representa um ganho real para as diversas categorias.

A pesquisa, feita com base em dados do Ministério da Economia, mostra que 51% das negociações salariais fechadas até novembro ficaram aquém da inflação, 30% empataram e 19% superaram o custo de vida do trabalhador.

O segmento mais atingido o ramo de turismo e hospitalidade. De 18 negociações coletivas fechadas, em novembro, de empresas dos ramos de bares, restaurantes, hotéis, similares e diversão e turismo, a média de reajuste ficou 3,7% abaixo da inflação.

A diferença foi ainda maior no caso de lavanderias e tinturarias, que teve média de 4,1% a menos. Em setores como agricultura, pecuária e serviços correlatos, que registram constante crescimento no país, a diferença foi menor, mas os salários ainda permaneceram 0,6% abaixo do INPC. O efeitos da crise econômica, como sempre, sobram para as costas do trabalhador. (Portal Debate Carajás, com Congresso em Foco)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!