MARABÁ, SUDESTE DO PARÁ – A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS) recebeu doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) que causa a bronquiolite, uma das maiores causa de internação de recém-nascidos. O imunizante começará a ser aplicado a partir de 5 de janeiro.
De acordo com Claudenise Santos, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, a bronquiolite é a terceira causa de internação e óbitos por doenças respiratórias, com base na análise epidemiológica realizada pelo Ministério da Saúde. A doença atinge o sistema respiratório superior, causando complicações na saúde da criança, levando-a à UTI.
Claudenise Santos, diretora de Vigilância em Saúde da SMS
“Estamos fazendo levantamento e capacitação das equipes, para fazer a distribuição das vacinas, entregar nas unidades e iniciar a vacinação. Todas as gestantes do município que estejam a partir da 28ª semana podem procurar a unidade a partir da primeira semana de janeiro para verificar e realizar a vacinação”, afirma Claudenise Santos, diretora de Vigilância em Saúde da SMS.
A distribuição das doses nas Unidades Básicas de Saúde ocorrerá a partir de levantamentos feitos pela secretaria de gestantes que estejam com 28 semanas ou mais. A vacina age por meio da barreira transplacentária, beneficiando o bebê com a imunização contra o VSR. Para receber a vacina, a gestante, além de estar na 28ª semana ou mais, precisa apresentar Cartão SUS, CPF, RG e carteira de vacinação. (Secom PMM)


