Marabá: Ex-vereador é cotado para assumir Secretaria de Povos Originários do Pará

Ubirajara Sompré é descendente da etnia Xerente, mas nasceu na Reserva Mãe Maria, Aldeia Parkatêjê, pertencente ao Povo Gavião, na zona rural da cidade de Bom Jesus do Tocantins.
Cacique Raoni e Ubirajara Sompré - Foto: Redes Sociais

Na manhã deste domingo (22), o governador Helder Barbalho (MDB) publicou, em suas redes sociais, a criação da Secretaria de Povos Originários do Pará (Sepop), motivado pela tragédia humanitária que atingiu o Povo Yanomami, na Região do Surucucu, no Estado de Roraima (RR), norte do Brasil, e que o titular da pasta seria um indígena oriundo dos vários povos indígenas existentes no Pará.

Diante da decisão de Helder, o nome do ex-vereador da cidade de Marabá, no sudeste do Pará, e aliado político do governador, Ubirajara Nazareno Sompré, de 42 anos, passou a ganhar destaque entre dezenas de povos originários para assumir a Secretaria de Povos Originários do Pará. Conhecido também como “Bira” ou “Índio”, ele é aliado político e faz parte do governo Helder Barbalho com cargo na Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), em Belém.

“Bira” e Helder Barbalho – Foto: Redes Sociais

Político habilidoso, Ubirajara Sompré possui um vasto currículo na defesa das causas indígenas no Pará. “Bira” é descendente da etnia Xerente, mas nasceu (pelas mãos de uma parteira indígena) na Reserva Mãe Maria, Aldeia Parkatêjê, pertencente ao Povo Gavião, na zona rural da cidade de Bom Jesus do Tocantins, no sudeste do Pará, mas distante apenas cerca de 30 km do Bairro Morada Nova em Marabá.

Ele é formado na área de Engenharia Ambiental pela Faculdade Metropolitana de Marabá. Ubirajara já foi conselheiro nacional de políticas indigenistas, representando os povos do Pará. O indígena representou os povos originários na Organização das Nações Unidas (ONU), em 2019, em defesa e proteção dos territórios indígenas do Brasil. Durante a pandemia da covid-19, Ubirajara Sompré se destacou no combate ao coronavírus em várias aldeias do Pará.

Foto: Redes Sociais

Rola nos bastidores que “Bira” já teria o apoio das seguintes etnias:  Povo Gavião (Bom Jesus do Tocantins); Povo Guarani (Jacundá); Povo Parakanã (Novo Repartimento); Povo Kayapó (São Félix Xingu); Povo Xipaia (Altamira); Povo Kuruaya (Altamira); Povo Amanayé (Goianésia do Pará); Povo Tembé (Capitão Poço); Povo Tembé (Paragominas); Povo Suruí (São Geraldo do Araguaia); Povo Borari (Santarém); Povo Munduruku (Jacareacanga) e Povo Assurini (Tucuruí), mas existem outros postulantes ao cargo e com apoio de outros povos indígenas do Pará.

Nomeado por Helder Barbalho, Ubirajara participou do Grupo de Transição do Governo Lula, em Brasília (DF), a pedido da Federação dos Povos Indígenas do Pará (FEPIPA). Devido ao trabalho desenvolvido na Secretaria Especial da Saúde Indígena e diversas campanhas eleitorais, Ubirajara Sompré mantem uma relação de proximidade com o governador do Estado do Pará. Fato que poderá ser levado em consideração no momento da escolha do secretário dos Povos Originários do Pará. (Pedro Souza/Portal Debate)

Deputada federal Célia Xakriabá, Ubirajara Sompré e ministra dos Povos Indígenas Sônia Guajajara – Foto: Redes Sociais

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!