Lêmure com aparência ‘demoníaca’ está ameaçado de extinção por mito

Reprodução

Encontrado apenas na ilha de Madagascar, na costa africana, o Aie-Aie (ou Aye-Aye) é uma espécie de lêmure que é conhecida pela sua aparência peculiar. Apesar de seu tamanho inofensivo, as lendas costumam associá-lo com a má sorte e com a morte, o que faz com que a espécie esteja correndo risco de extinção. As informações são do IG.

Os moradores da ilha dizem que o Aie-Aie possui uma natureza maligna e acreditam que encontrar o pequeno primata é pior que a morte. Outras lendas dizem que o lêmure invade as casas dos moradores para amaldiçoá-los com seu dedo médio, que possui um tamanho desproporcional em relação ao resto do corpo.

Além da aparência repugnante, acredita-se que o misticismo em torno do animal ocorra por conta do comportamento dele, já que, ao contrário de outras espécies, ele não sente medo de seres humanos e se aproxima para observá-los.

Quando adulto, um Aie-Aie pode chegar até 90 centímetros de altura. Outra característica física marcante do animal são seus dedos. O dedo médio é mais fino do que os demais e é utilizado para bater em cascos de árvore, enquanto que o quarto dedo, que é o mais longo, serve como uma pinça para retirar insetos de dentro das árvores.

E, apesar de ser visto como uma criatura maligna, o Aie-Aie possui um comportamento pacífico. Ele se alimenta de seiva, legumes e insetos. Quando não está em seu habitat natural, ele pode roubar frutas, cana-de-açúcar, ovos e plantações das aldeias locais.

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!