Jornalista brasileiro é detido em área restrita de porto em Belém durante cobertura

Segundo a Polícia Federal, a ação dos guardas teria sido motivada após o jornalista “adentrar área alfandegária de acesso restrito”. Ele foi liberado por volta das 14h10.

Em Belém, um repórter fotográfico brasileiro foi detido por guardas portuários nesta quarta-feira (27) e levado para a sede da Polícia Federal, enquanto prestava serviços para Xinhua News Agency, agência oficial chinesa.

Segundo a Polícia Federal, a ação dos guardas teria sido motivada após o jornalista “adentrar área alfandegária de acesso restrito”. Ele foi liberado por volta das 14h10.

A detenção foi na praia de Brasília, no distrito de Outeiro, onde está sendo reformado um porto para receber navios-cruzeiro durante a Conferência Mundial sobre as Mudanças Climáticas, a COP 30. O porto fica a cerca de 20 km do centro de Belém.

“O fotógrafo esclareceu que desconhecia a proibição de entrada no local e, ante a ausência de indícios de cometimento de crime ou outra infração, foi liberado após o registro administrativo dos fatos”, informou a Polícia Federal.

Já o Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor-PA) acompanhou o caso na Polícia Federal e repudiou a detenção.

O SINJOR-PA se solidariza com o repórter e acompanhará o caso, sempre na defesa da democracia, da liberdade de imprensa, do livre exercício profissional e dos direitos de trabalhadores da comunicação”, informou.

A obra do porto em Outeiro para a COP 30 consiste na reforma e ampliação do Terminal Portuário de Outeiro. A ideia é possibilitar a atracação de dois grandes navios de cruzeiro – os transatlânticos MSC Seaview e Costa Diadema – durante o evento.

Segundo o governo federal, o objetivo é usar esses navios como hospedagem temporária para acomodar cerca de 6 mil pessoas. Juntos, os navios oferecem aproximadamente 3,9 mil cabines, já que há insuficiência de leitos hoteleiros na região metropolitana de Belém para a conferência climática.

Orçada em R$ 180 milhões, a obra inclui a construção de um píer de 710 metros e adaptações técnicas e logísticas para receber transatlânticos com mais de 300 metros de comprimento.

O projeto tem previsão de conclusão em outubro de 2025, um mês antes da COP 30 marcada para novembro.

O governo também anunciou que, para facilitar o deslocamento dos visitantes entre o porto e os locais oficiais do evento, há também a construção da segunda ponte entre Outeiro e Icoaraci, que está em fase final de entrega. (Com g1)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!