João Salame: Spoiler dos bastidores da política no Pará

O Site Opinião em Pauta, por meio do jornalista João Salame, expõe ao leitor as movimentações políticas no estado do Pará

JOÃO SALAME (DF) — O jornalista João Salame, por meio do site Opinião em Pauta, traz aos leitores uma análise aprofundada das mais recentes movimentações políticas no estado do Pará.

João Salame proporciona uma visão abrangente e esclarecedora sobre o cenário político paraense, mantendo os leitores informados sobre as notícias relevantes no estado.

Confira, a seguir, os destaques da política nesta segunda-feira (21/8):

MEDICINA

Vereador Marcelo Alves (PT) informa que os deputados Airton Faleiro (PT) e Dirceu ten Caten (PT) estão articulando junto ao Ministério da Educação a implantação do curso de medicina na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), campus de Marabá. Apesar da enorme demanda por médicos em toda essa região, apenas a Universidade do Estado do Pará (Uepa) disponibiliza vagas para o referido curso, em Marabá.

HABITAÇÃO

Na coluna anterior noticiamos que o ex-prefeito Adécimo Gomes e seu irmão Heider saíram do gabinete do senador Beto Faro (PT) comemorando o apoio do parlamentar à candidatura de Heider à prefeitura de Itupiranga. O vice-prefeito do município, Paulo Barros, desmente a informação e garante que o PT está integrado à gestão do prefeito Benjamin Tasca, candidato a reeleição. Inclusive, o partido indicou recentemente um de seus membros para ocupar a secretaria de Habitação, com o aval dos deputados Dirceu ten Caten e Airton Faleiro.

FILIAÇÃO

Em Altamira, o PSD já definiu seu rumo. Através do seu presidente estadual, deputado federal Júnior Ferrari, e do presidente municipal, Almir Uchoa, promoveu a filiação do médico Loredan Mello. Depois de cumprir 4 mandatos de vereador, ter chegado em segundo lugar nas eleições para prefeito em 2020 e ter sido o candidato a deputado federal mais votado dentro do município no último pleito, Loredan vai disputar a sucessão do prefeito Claudomiro Gomes (PSB). Ferrari assegura que a candidatura tem as bênçãos do governador Helder Barbalho.

Opinião em Pauta

POLÊMICA

Na edição anterior da coluna o deputado estadual Torrinho Torres questionou a pesquisa Doxa realizada no município de Xinguara, argumentando que a vantagem do candidato Oswaldinho Assunção seria muito maior do que a divulgada pelo Instituto. Publicamos a discordância. Agora, o diretor da Doxa, Dornélio Silva, nos solicitou a publicação da pesquisa citada pelo deputado, para que se faça a devida comparação, registrando ainda que uma pesquisa é sempre o retrato de um momento e que são passíveis de acertos e erros. Polêmica saudável, que será atendida pela coluna.

DOXA

Para relembrar, na pesquisa Doxa, realizada em Xinguara no período de 10 a 12 de agosto, na pergunta estimulada, quando se apresentam os nomes dos candidatos, o ex-prefeito Oswaldinho Assunção aparece com 31,5%, o pecuarista Enric Laureano com 23%, Amarildo Paulino com 9%, o prefeito Moacir Pires com 8,3% e o ex-prefeito Davi Passos com 7,3%. Não souberam responder 14,9% e 6% optaram por votar em branco ou nulo. Foram entrevistadas 300 pessoas.

DESTAK

Na pesquisa do Instituto Destak, que nos foi enviada pelo deputado Torrinho Torres, também na pergunta estimulada, o ex-prefeito Oswaldinho Assunção aparece com 39%, o pecuarista Enric Laureano com 25%, o prefeito Moacir Pires com 17% e Amarildo Paulino com 9%. O ex-prefeito Davi Passos não registra votos nessa pesquisa. Não souberam opinar 3%, outros 2% optaram pelo voto nulo e 5% por nenhum dos candidatos. O levantamento foi realizado no dia 13 de junho último. Façam as comparações!

PATRONO

O poeta Orlando Nascimento, muito conhecido pela beleza da sua poesia e pelo belo trabalho social que realiza no município de Pacajá, teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal do município na semana passada. Ele foi homenageado com o título de Patrono da Cultura de Pacajá. Não por acaso, Orlando tem sempre seu nome citado para disputar as eleições para prefeito, apesar de usar a cultura como sua grande arma, algo não muito valorizado em algumas regiões do Estado.

Opinião em Pauta

MARCO

Senador Beto Faro (PT) se articula no Senado Federal para impedir a aprovação do chamado Marco Temporal. Esse Projeto de Lei, já aprovado na Câmara Federal, define que uma comunidade indígena só pode reivindicar a demarcação de área se estiver provado que tinha sua presença física na mesma até 5 de outubro de 1988. O parlamentar alerta que, caso aprovado, esse PL, além de absurdo e inconstitucional, pois tenta inviabilizar a demarcação de terras indígenas, abre essas áreas para a grande exploração agropecuária, com inúmeros danos socioambientais.

NÚMEROS

Segundo Faro, a iniciativa visa desmantelar os territórios indígenas, para disponibilizar mais terra ao latifúndio, mediante o argumento grotesco de que os indígenas detêm muita terra. O senador informa que os 152 mil grandes proprietários rurais do Brasil acumulam 471 milhões de hectares de terra ou 55,4% da área territorial do País, enquanto os 1,7 milhão de indígenas ocupam 118 milhões de hectares. Ou seja, 152 mil proprietários possuem 353 milhões de hectares a mais e querem, com esse PL, avançar ainda mais sobre essas áreas.

PROGRESSISTAS

Em Nova Ipixuna, o Partido Progressista já tem dono. Será do candidato a prefeito Carlos Cezar, o Carlinhos do Mário. A decisão é do prefeito de Barcarena, Renato Ogawa (foto abaixo), que assume a presidência do partido em substituição ao ex-deputado e atual prefeito de Viseu, Cristiano Vale. A intenção de Ogawa é fazer com que o partido se consolide como um dos maiores do estado e lance o maior número possível de candidatos a prefeito, além de chapas de vereadores.

Opinião em Pauta

ADIAMENTO

Presidente Lula (PT) viajou neste domingo para a África, onde participará da 156ª Cúpula dos Brics, em Joanesburgo, de 22 a 24 de agosto. Em virtude da viagem deixou para o final de agosto a propalada mini-reforma ministerial. Esse adiamento também deve provocar a não votação de projetos importantes para o governo em andamento na Câmara Federal. É que o chamado “Centrão” está apostando na entrada do PP e do Republicanos na Esplanada dos Ministérios. Enquanto isso não ocorre, o humor no parlamento não é dos melhores para qualquer tipo de votação importante.

FRASE

Sun Tzu (general e estrategista chinês): “A vitória está reservada para aqueles que estão dispostos a pagar o preço”

Coisas da Política

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!