Instituto Madre Teresa presta serviço com plantões médicos nos hospitais públicos de Marabá

Organização sem fins lucrativos existe desde 2015. A entidade foi fundada na cidade de Xinguara, no sul do Pará, e presta serviços para as prefeituras de Marabá e Nova Ipixuna (no sudeste do Pará); Medicilândia e Uruará, na chamada “Região da Transamazônica”, oeste do Pará.
Sede do Instituto Madre Teresa - Foto: Reprodução

MARABÁ (PA) – O Instituto Madre Teresa, fundado em 2015, na cidade Xinguara, no sul do Pará, assumiu a gestão do grupo de médicos plantonistas que trabalham no Hospital Municipal de Marabá (HMM), desde o mês de setembro de 2021, e no Hospital Materno Infantil (HMI), a partir de fevereiro de 2022, utilizando cerca de 80 médicos por mês, em Marabá, no sudeste do Pará.

O Madre Teresa já atuou nas cidades de Novo Repartimento e Bom Jesus do Tocantins (no sudeste do Pará); Anapu e Brasil Novo (no oeste do Pará) e Rio Maria (no sul do Pará). Hoje em dia, o Instituto presta serviços para as prefeituras das cidades de Marabá e Nova Ipixuna (no sudeste do Pará); Medicilândia e Uruará, na chamada “Região da Transamazônica” (no oeste do Pará).

No HMM, cerca de 50 médicos clínicos gerais revezam nas áreas do pronto socorro; pronto atendimento; Unidade de Cuidados Especiais (UCE); clínica médica e pediatria. Já no HMI, o Instituto Madre Teresa conta em média com 36 especialistas, sendo 18 médicos ginecologistas-obstetras e 18 pediatras para atender as grávidas de 23 municípios que utilizam a Casa de Saúde, no Núcleo Marabá Pioneira, onde nascem, em média, 20 crianças por dia.

De janeiro a dez de 2022, o Hospital Materno Infantil realizou 20.533 consultas; 6.557 internações; 2.664 partos normais; 2.111 partos cesáreos; 685 internações na UCI-Neonatal; 1.711 tratamentos de intercorrências na gravidez; 581 procedimento de curetagem e 236 laqueaduras + cesarianas, sempre em busca de um atendimento eficiente e humanizado para as gestantes.

Já no Hospital Municipal de Marabá são atendidos, em média, cerca de 8 a 10 mil pacientes por mês. A maioria destas pessoas são oriundas de outras cidades que fazem parte da pactuação do Sistema Único de Saúde (SUS) com Marabá, via “regulação”, na cidade origem do doente. No entanto, boa parte destes pacientes chegam ao HMM e HMI sem a regulação e o problema termina caindo “no colo” de Marabá.

Sede do Instituto Madre Teresa em Marabá – Foto:

Diretoria

Durante 8 anos de existência, o Instituto Madre Teresa vem ganhando espaço e credibilidade juntos as mais diversas prefeituras do interior do Pará. A organização social possui uma equipe de profissionais capacitados para atuarem na área médica, capitaneada pela Enfermeira, Anna Rayssa Lopes da Silveira, atual presidente da entidade sem fins lucrativos.

Responsabilidade social

O Instituto Madre Teresa mantém projetos de Jiu-jítsu destinados às crianças carentes. O primeiro fica localizado na sede da cidade de Itupiranga, distante cerca de 45 km de Marabá, e o ouro atende às crianças no Distrito Cajazeiras, localizado no km 64, da BR-230, na zona rural de Itupiranga.

Conforme informações da direção da empresa projetos sociais similares também serão desenvolvidos no Município de Marabá. A instituição sem fins lucrativos realizou ações sociais que beneficiaram cerca de 700 famílias carentes na cidade de Xinguara e Itupiranga.

Segundo a Presidente Anna Rayssa Silveira, a equipe do Madre Teresa trabalha todos os dias, de maneira incansável, para melhorar a qualidade do atendimento no Hospital Municipal de Marabá e no Hospital Materno Infantil (HMI) para tornar os nosocômios mais humanizado. (Portal Debate-Divulgação)

Saúde: Crianças nascem com toda a segurança no HMI - Prefeitura de Marabá - Pa
Hospital Materno Infantil (HMI) – Foto: PMM/Ascom

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!