ITUPIRANGA (PA) – A Polícia Militar realizou, nesta sexta-feira (16), a Operação Impulsus, voltada ao combate à criminalidade em Itupiranga, no sudeste do Pará. Durante a ação, comandada pelo tenente Montes, foram apreendidos entorpecentes, armas de fogo, munições, uma motocicleta com sinais de adulteração e outros objetos no bairro Murici.
A ocorrência também foi marcada por um confronto armado no final da Rua 31 de Dezembro, em uma área de mata e açaizal. Segundo as informações repassadas sobre o caso, Fernando Welinton, conhecido como “Magnata”, teria apontado uma arma de cano longo contra a equipe policial. Ele foi atingido durante o confronto e morreu.
Drogas apreendidas
Durante a operação, os policiais apreenderam aproximadamente 840 gramas de substâncias suspeitas, entre elas 225 gramas de material análogo à maconha, 420 gramas semelhantes ao crack, 145 gramas de substância análoga ao ecstasy/MD, distribuídas em 30 invólucros, e 50 gramas de um material conhecido popularmente como “alecrim”.
Também foram recolhidos uma balança de precisão e um caderno com anotações contábeis, que poderão contribuir para as investigações.
Armas, munições e outros materiais
Entre os materiais apreendidos estão uma arma de cano longo, do tipo conhecida como “por fora”, que, conforme as informações da ocorrência, estaria municiada, e uma arma de calibre .36. A equipe também recolheu oito munições de calibre .380, cinco de calibre .38, duas de calibre .20 e uma de calibre .36.
Além disso, foi apreendida uma motocicleta Honda CG preta, de placa JVF-9682, com o chassi suprimido e indícios de adulteração. Três cartões bancários e dois aparelhos celulares da marca Samsung também foram encontrados durante a ação.
Histórico
Conforme as informações repassadas sobre a ocorrência, Fernando Welinton, conhecido como “Magnata”, possuía histórico de prisões por tráfico de drogas em Parauapebas e Itupiranga. Ele também era apontado como integrante de uma facção criminosa.
A Operação Impulsus resultou na apreensão de drogas, armamentos, munições e outros materiais. As circunstâncias do confronto poderão ser apuradas pelas autoridades competentes. (Portal Debate, com Itupiranga Interativo)


