Helder Barbalho deve manter cúpula da segurança pública no Pará

Governador estaria satisfeito com o desempenho do Delegado (PF) Ualame Machado; Delegado Walter Resende (PC) e Coronel Dilson Júnior (PM) no combate à criminalidade.,
Delegado Walter Resende; Delegado Ualame Machado e Coronel Dilson Júnior - Fotos: Reprodução

BALÉM (PA) – “Não se mexe em time que está ganhando”. Essa máxima popular parece que está assegurada para a cúpula da segurança pública do Estado do Pará, pois o governador reeleito, Helder Barbalho (MDB), não vem dando sinais de que vai substituir o Delegado de Polícia Federal, Ualame Fialho Machado (secretário de Segurança Pública); Delegado Walter Resende de Almeida (Delegado-Geral de Polícia Civil) e o Coronel Dilson Júnior (Comandante-Geral da Polícia Militar).

A Reportagem do Portal Debate conversou com pessoas próximas a Helder Barbalho a respeito da permanência do trio que vem combatendo a criminalidade no Pará. De acordo com as “fontes” consultadas, não existe nem boatos de que poderia existir uma troca no comando das forças de segurança pública do Pará. O governador estaria satisfeito com o trabalho desenvolvido por Ualame Machado; Walter Resende e Dilson Júnior.

Nos últimos anos, houve uma grande redução do número de assalto a bancos; caiu a quantidade de ataques a carro-forte, baixou o número de feminicídio e houve diminuição de quase 45% nos índices de criminalidade. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Estado do Pará concluiu o ano de 2022 com com o menor indicador nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), representando a preservação de 1.750 vidas.

Os números indicam a redução de 43,20% se comparado ao último ano da gestão Simão Jatene (2018) e 4,76% em comparação ao ano de 2021. A redução supera as metas propostas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), de menos 3,5%, além da estabelecida no Plano Estadual de Segurança Pública, de menos 4%, conforme os dados divulgados pela pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Nascido na cidade de Portel, na Ilha do Marajó, o Delegado Ualame Machado é o “homem de confiança” na segurança pública de Helder Barbalho. Já o Delegado Walter Resende, nasceu na Vila São Sebastião do Arapixi, localizada na zona rural da cidade de Chaves, no Arquipélago do Marajó. O DPC possui uma grande experiência no combate a qualquer tipo de crime e desfruta de uma aceitação muito boa nas fileiras da Polícia Civil. Nomeado em 2 de setembro de 2020, o Delegado-Geral “acalmou os ânimos” da corporação e tornou a Polícia Civil mais eficiente na prestação de serviços à população do Pará.

O Coronel PM, Dilson Júnior, foi nomeado por Helder Barbalho, em 2019, no início do primeiro mandato. Desde essa época, a tropa do Comandante-Geral vem ajudando a reduzir, de forma bastante eficiente, os índices de criminalidade no Pará. No início de sua gestão, ele enfrentou sérios problemas na corporação como indisciplina; assassinato de policiais militares por facções criminosas e a falta de condições de trabalho para os policiais militares. A forma dura e arrojada de atuação da Polícia Militar ajudou os dados da criminalidade despencarem no Pará.

Nos bastidores do Palácio Lauro Sodré, rola que conta muito a favor da permanência nos cargos do Delegado Ualame Machado; Delegado Walter Resende e Coronel Dilson Júnior, o fato da cúpula da segurança pública não permitir que o “bolsonarismo radical” se infiltrasse na Polícia Civil e Polícia Militar. Os três conseguiram fazer uma espécie de blindagem da categoria contra a ideologização das polícias no Pará, pois foram mantidas a ordem, a disciplina e não existe nenhum policial do Pará preso, em Brasília (DF), em decorrência do ataque terroristas aos prédios dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023. (Pedro Souza)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!