VÍDEO: 1.500 filhotes de tartarugas e tracajás são integrados à natureza pelo projeto Quelônios do Tocantins

A soltura dos animais ocorreu no Rio Tocantins, na Praia do Meio nas proximidades de Itupiranga, no sudeste do Pará. 
Créditos: Reprodução

Na manhã desta quarta-feira (21)), cerca de 1.500 filhotes de tracajás e tartarugas-da-Amazônia foram devolvidos à natureza, em mais uma ação do projeto Quelônios do Tocantins. A soltura dos animais ocorreu no Rio Tocantins, na Praia do Meio nas proximidades de Itupiranga, no sudeste do Pará.

Antes de serem integrados à natureza, esses filhotes passaram por um longo período de preparação e cuidados. Após essa etapa, os ovos eclodem e os filhotes são colocados em pequenos tanques feitos com lonas, onde recebem cuidados até serem soltos. Durante a estadia nos berçários, os animais são alimentados com vegetação retirada do próprio rio Tocantins, além de receberem suplemento proteico, como ração balanceada.

Sobre o projeto – Realizado pelo Núcleo de Educação Ambiental (NEAm) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o projeto Quelônios do Tocantis existe desde 2017 e tem como responsáveis os professores José Pedro de Azevedo Martins e Cristiane Vieira Cunha, e o técnico da Unifesspa, Jucelino Bezerra de Souza.

 

Com ações integradas, a iniciativa visa promover a educação ambiental de comunidades ribeirinhas e o manejo reprodutivo de quelônios aquáticos. Além disso, objetiva a recuperação da população desses animais a níveis saudáveis, dado que há forte pressão de predação sobre ovos, filhotes e animais adultos.

O projeto Quelônios do Tocantins tem como parceira a Prefeitura de Marabá, por meio do Conselho Municipal de Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente e Guarda Civil, e conta com o apoio do Ministério Público do Pará, Ibama e Ideflor-bio. (Com informações da Unifesspa)

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Portal Debate (@portaldebate)

“>

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!