Marabá
29°C
Overcast clouds

Escola ganha veículo para auxiliar na locomoção de alunos em Marabá

A cerimônia de entrega aconteceu no ginásio do colégio e contou com a presença de alguns alunos e autoridades do poder público municipal e estadual
Fotos: Divulgação/Semed Marabá
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Na tarde desta terça-feira (17) a comunidade escolar do Colégio Militar Rio Tocantins (CMRio), localizado na Folha 13, no Núcleo Nova Marabá, ganhou um carro que será utilizado para visitas às residências dos alunos e como meio de transporte para buscar os que estejam impossibilitados de se locomover.

A cerimônia de entrega aconteceu no ginásio do colégio e contou com a presença de alguns alunos e autoridades do poder público municipal e estadual. Através de uma emenda impositiva parlamentar do vereador Cabo Rodrigo, o veículo de sete lugares foi adquirido para o uso exclusivo do Colégio Militar e servirá como apoio aos professores e alunos.

O vice-prefeito, Luciano Lopes Dias, enalteceu a dedicação do vereador Cabo Rodrigo em direcionar parte de sua emenda impositiva para aquisição de um veículo para o CMRio. “Acredito que não há melhor forma de combate à violência do que trabalhar pela educação. E a gente pode ver a verdade desse pensamento quando chega ao CMRio. “Toda vez que venho aqui, me surpreendo positivamente ao constatar que este colégio conquistou o respeito de toda comunidade, tendo alcançado nota 5.4 no IDEB, e se tornou um grandioso projeto social de pacificação, realizado de forma conjunta pela Polícia Militar e a Prefeitura de Marabá. Tenho um orgulho enorme de ter contribuído para a implantação do CMRio e por saber que hoje é uma escola referência no Estado”, comenta.

De acordo com Marilza Leite, titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed) a escola é um exemplo para todos. “Eu sei o quanto significa essa escola nessa comunidade. Conseguimos resgatar a autoestima e, não só isso, mas conhecimento e aprendizado. Essa escola é um exemplo para todo o Brasil”, acrescenta.

Cabo Rodrigo também destacou a necessidade de aperfeiçoar o trabalho do CMRio, que está em busca da excelência, fruto do trabalho de todas as instâncias. Elogiou os educadores, policiais militares, pais e estudantes, que estão engajados na busca por uma educação de qualidade. “Eu acredito na educação com disciplina. Claro, a transformação do país começa dentro da sala de aula. Ainda temos mais recursos em emendas para direcionar a esta escola”, anunciou.

Walguilene Ferreira, diretora da escola, ressalta o compromisso da equipe para os bons resultados. “Sem os professores, portaria, vigias, merendeiras, não teríamos chegado até aqui. Todo esse trabalho é em prol de uma educação pública de qualidade. Nosso agradecimento também vai aos supervisores militares que diariamente nos ajudam no processo de ensinar e aprender, promovendo os valores éticos e morais junto com a comunidade escolar”.

Na ocasião, estiveram presentes o vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, coronel Dayvid Sarah, Magno Rodrigues, diretor da 4ª Unidade Regional de Educação (URE), Odilon Vieira, representando a Secretaria Regional de Governo, e o vereador Cabo Rodrigo.

Esther Lima, 17 anos, estuda desde 2019 no CM Rio e, atualmente, é comandante do pelotão representativo da escola. Além da educação do colégio, a adolescente gosta muito da supervisão dos militares diariamente no local. “Não vou mentir, eu não era muito eficaz nas matérias, mas com a educação daqui eu fiquei muito melhor. Meus pais também perceberam essa mudança e todo dia eles me elogiam, tanto pelas notas como pelo meu comportamento”, ressalta, revelando que sua nova postura e seriedade são levadas para o dia a dia, fora da escola.

Mãe de alunos

A técnica de enfermagem Elaine Mara, 52 anos, é mãe de duas meninas que estudam na escola, uma está no 8º ano e a outra está no 6º ano. Para ela a escola é uma grande inovação e oportunidade para os jovens. “Antigamente, essa escola era espaço de uso de drogas e perdição. Hoje em dia é tranquilidade, benção e organização. Ver minhas filhas entusiasmadas, querendo uma formatura, desfilar, é muito gratificante”.

Moradora da Folha 15, ela afirma que o comportamento das filhas melhorou 100% desde que iniciaram no colégio. “Para mim é muito gratificante. Aqui elas são incentivadas a praticar esportes, serem mais organizadas e comprometidas com os estudos”, conta.

Para ela, a aquisição do veículo nesse momento mostra o crescimento da escola, pois se a filha estiver impossibilidade de se locomover até a escola, ela sabe que agora existe um transporte que poderá ser usado. “O carro é um ponto positivo da escola”, finaliza. (Semed Marabá)

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!