Enquete sobre deputado federal mobiliza mais de 1,3 mil votos e reforça debate sobre representatividade de Marabá

A iniciativa tem como objetivo estimular o debate sobre a importância da representatividade política de Marabá

MARABÁ (PA)– Uma enquete publicada pelo Portal Debate na última quinta-feira (30) nas redes sociais, perguntando em quem o eleitor votaria para deputado federal, já recebeu 1.372 votos. O resultado parcial aponta Ubirajara Sompré (PSB) na liderança, com 50% (cerca de 686 votos), seguido por João Tatagiba (REPUBLICANOS), com 21% (aproximadamente 288 votos), Rogério Lustosão (PODE), com 19% (cerca de 261 votos), e Miguelito (PDT), com 11% (aproximadamente 151 votos). A publicação também alcançou 29.676 visualizações, 16.260 contas, recebeu 413 comentários, 366 curtidas, 141 compartilhamentos e gerou 16 novos seguidores.

É importante destacar que o levantamento não possui registro na Justiça Eleitoral e não tem valor de pesquisa eleitoral, tratando-se apenas de uma enquete de participação espontânea nas redes sociais. A legislação e a jurisprudência da Justiça Eleitoral diferenciam enquetes de pesquisas eleitorais registradas, que seguem critérios técnicos e científicos específicos.

A iniciativa tem como objetivo estimular o debate sobre a importância da representatividade política de Marabá. Nas últimas eleições, cerca de 68 mil votos para deputado federal foram destinados a candidatos de fora do município, reforçando a discussão sobre a necessidade de fortalecimento de candidaturas locais.

Outro fator que altera o cenário político é a entrada de Diomir, que não constava na enquete porque, até então, ainda não havia oficializado sua pré-candidatura. Com o anúncio de seu nome pelo PSD, o quadro para a disputa muda, tornando o resultado desta enquete um retrato de um momento anterior e que não representa o cenário completo da corrida eleitoral.(Portal debate)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!