Rio Tocantins supera marca de 12 metros nesta quarta em Marabá

A estimativa é de se chegar a 12,66, acima do nível normal, na sexta-feira (14), segundo a Eletronorte.
Orla do Rio Tocantins - Crédito: Reprodução

As águas do Rio Tocantins deverão chegar a 12,30 metros, acima do nível normal, nesta quarta-feira (12), em Marabá, no sudeste do Pará. A previsão consta no Boletim Informativo de Vazões e Níveis do Rio Tocantins, disponibilizado no site da Eletronorte.

A previsão para quinta-feira (13) é de 12,47 metros, acima do nível normal, com a estimativa de se chegar a 12,66 na sexta-feira (14), segundo a Eletronorte. No mesmo compasso, com menos intensidade, o nível das águas do Rio Itacaiunas, afluente do Tocantins, seguem subindo e desalojando centenas de famílias no Núcleo Cidade Nova e nas Folhas 25 e 33 no complexo Nova Marabá.

Segundo o Boletim diário da Defesa Civil divulgado nesta terça-feira (11), 1.485 famílias já foram atendidas, das quais 406 estão nos abrigos da Prefeitura de Marabá (PMM), 588 estão alojadas em casa de familiares, 335 ribeirinhos e ainda 156 ilhadas. Ainda existem as famílias que correm da cheia sem avisar à Defesa Civil.

Marabá conta hoje com 12 abrigos oficiais construídos pela Defesa Civil e Secretaria de Obras: 1 fica localizado em frente a Obra Kolping, 1 na Avenida Sororó (ambos no Núcleo Cidade Nova). 1 no bairro São Félix; 3 no Núcleo Nova Marabá (Folhas 14, 31 e 32) e mais 3 na Marabá Pioneira (Praça Paulo Marabá, na antiga Borges Informática e Rua 5 de abril) para alojar as famílias desabrigadas.

Nesta terça-feira (11), o governador Helder Barbalho (MDB) esteve em Marabá, acompanhado do Prefeito Tião Miranda (PSD), visitaram as áreas afetadas pela cheia e participaram da distribuição de 2.500 cestas básicas pela enchente. Já os caminhões disponibilizados pelo Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ajudam a fazer a mudança das famílias atingidas pela enorme cheia que se avizinha. (Pedro Souza)

De acordo o Boletim da Defesa Civil divulgado hoje, 1.485 já foram afetadas pelas cheia dos rios
Crédito: Naldinho Fontenele

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!