Em Marabá, UBS realiza Dia D de combate ao câncer de colo de útero

O evento contou com palestras e rodas de conversa sobre a doença e sobre como é realizado o exame, esclarecendo possíveis dúvidas das pacientes que frequentam a unidade, além de consultas nutricionais, de enfermagem e coleta do exame preventivo (PCCU ou Papanicolau).
Créditos: Reprodução

Na tarde desta quinta-feira (16), foi realizada o dia D da Campanha Março Lilás na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pereira de Araújo, no bairro da Paz. A campanha objetiva conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate ao câncer de colo uterino.

O evento contou com palestras e rodas de conversa sobre a doença e sobre como é realizado o exame, esclarecendo possíveis dúvidas das pacientes que frequentam a unidade, além de consultas nutricionais, de enfermagem e coleta do exame preventivo (PCCU ou Papanicolau).

A coordenadora da Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde, Gabriela Cavalcante, reforça a importância de as mulheres fazerem o exame. “O principal objetivo é prevenirem essa doença. Quando a mulher é infectada pelo HPV, que é um dos maiores causadores do câncer de colo do útero, essa é uma forma dela detectar precocemente para que lá na frente ele não possa se desenvolver”, explana.

Gabriela Cavalcante, coordenadora da Saúde da Mulher da SMS

Gabriela ainda ressalta que as Unidades de Saúde têm enfermeiras capacitadas para coleta do exame e o resultado chega em até 30 dias úteis. A paciente precisa ter um preparo, que inclui ausência de relação sexual três dias antes, esperar sete dias após a menstruação e ter 18 anos. Quando o resultado chega, a paciente recebe na própria UBS e é orientada de acordo com o laudo.

Kelly Nunes, gerente da UBS, comenta que o objetivo é também disseminar as informações para o maior número de pessoas. “A intenção é trazer as pessoas para cá, para que elas possam ouvir as informações e possam se prevenir, possam passar para os familiares, amigos, vizinhos e colegas e a gente possa combater essa doença e diminuir os números que só tem aumentado”, ressalta, lembrando que esse mês também é trabalhado o tema da tuberculose.

Uma novidade é que a unidade de saúde vai trazer cursos para geração de renda, em parceria com o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Departamento de Emprego e Renda para as mulheres do bairro, que somam 80% dos cerca de 2.500 usuários cadastrados. Em contrapartida, a unidade vai incentivar a realização do exame. “Será uma troca. Elas farão os cursos, mas fazendo também o PCCU”, afirma Kelly.

 

Kelly Nunes, gerente da UBS

A palestrante e condutora da roda de conversa foi a enfermeira da unidade, Paula Cândido, que contou como se deu esse momento. “Usamos a metodologia de roda de conversa, que é saber o que essa mulher já tinha de entendimento sobre essa temática e trazer os pontos chaves sobre essa prevenção. A finalidade é a promoção da saúde, trazer essa mulher cada vez mais para dentro da unidade e fazer com que ela consiga chamar outras mulheres para vir, que ela seja multiplicadora desse conhecimento. Foi um bate-papo sobre o assunto”, elucida.

Uma das participantes foi a dona de casa Marinalva Cristina Moura, que se informou mais sobre o assunto. “Achei bom. Foi um ensinamento e um incentivo para nós mulheres procurarmos um médico para todo ano fazer o PCCU, fazer a prevenção, descobrir se tem alguma coisa. Para ficarmos alerta. Depois da palestra fiquei mais esperta ainda”, argumenta.

 

Marinalva Cristina Moura, dona de casa

Serviços

Além do atendimento normal nos postos de saúde, entre 20 a 31 de março, o Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher (Crismu) terá atendimento em horário estendido.

 

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!