Educadores protestam por diálogo com a prefeitura no MP

Eles querem o pagamento integral do retroativo do piso salarial do magistério e enquadramento nos salários | Foto: Divulgação/Sintepp

Um grupo de mais de 60 pessoas tomou o acesso ao prédio do Ministério Público Estadual em Marabá na manhã desta quinta-feira (4) em protesto pelo pagamento integral do retroativo do piso salarial dos professores e enquadramento nos salários. O ato foi organizado pela subseção local do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado do Pará (Sintepp), que pede diálogo com o gestor municipal para resolver o impasse sem prejuízos.

Conforme Joyce Cordeiro Rebelo, coordenadora do Sintepp Marabá, há recursos nas contas da prefeitura para arcar com os pagamentos pretendidos. O movimento também cobra o pagamento do retroativo dos aposentados e recomposição salarial do cargo de auxiliar de secretaria.

De acordo com os servidores da educação em falas ao microfone, em mais uma cobrança à prefeitura, as chamadas progressões vertical e horizontal dos salários também estão paralisadas desde o governo João Salame, que finalizou em 2016. O sindicato planeja ingressar com ação pedindo o bloqueio das contas do município caso as reivindicações não sejam atendidas.

Falas eloquentes como a de Patrícia de Pábula (em primeiro plano) cobraram intervenção ministerial

A Reportagem do Portal Debate Carajás questionou Joyce Rebelo a respeito do quantitativo de servidores que aderiram ao movimento de paralisação dos serviços nas escolas, ao que a sindicalista respondeu que, devido ao trabalho remoto, não é possível mensurar o percentual de trabalhadores parados, “mas muita gente deixou de entregar material aos alunos”.

Em nota de esclarecimento remetida a este portal de notícias quando da manifestação do mesmo Sintepp no gabinete do prefeito, na terça-feira (2), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) alegou que não há atraso de salários da categoria e que parte do retroativo do piso de 2020 e todos os salários, incluindo do mês de janeiro e o equivalente a um sexto de férias aos servidores da educação, no valor de R$ 1,5 milhão, já foram devidamente pagos. A Semed também argumentou que aguarda definições sobre o Novo Fundeb, já implantado pelo governo federal para promover o reajuste do piso.

Representantes do Sintepp aguardando reunião no Fórum

Uma comissão do Sintepp, liderada por Rebelo, foi recebida no Fórum de Marabá “Juiz José Elias Monteiro Lopes” logo após deixar o polo do MPPA para dar seguimento ao ato público. Os ânimos da categoria, que paralisou a rede municipal de ensino nos últimos dias, devem se acirrar nas próximas horas, e os desdobramentos o leitor acompanha neste domínio. (Vinícius Soares/Debate Carajás)

Relacionados

Postagens Relacionadas

Nenhum encontrado

Cadastre-se e receba notificações de novas postagens!